Seguir o O MINHO
[the_ad id='438601']

Cávado

Esposende investe 2 milhões e meio em obras na única escola secundária do concelho

em

A Escola Secundária Henrique Medina, em Esposende, vai ser recuperada e ampliada, estando a primeira fase da intervenção orçada em mais de 2,5 milhões de euros, informou hoje o município, em comunicado.

De acordo com o comunicado, a empreitada será financiada em 2,2 milhões de euros pelos fundos comunitários, assumindo o município e o Ministério da Educação, “a meias”, a contrapartida pública nacional, que ascende a mais de 300 mil euros.

Hoje, o município aprovou o acordo de colaboração a estabelecer com o Ministério da Educação para a execução da obra.

O ministério transferirá para o município a verba que lhe cabe, em duas parcelas, em 2017 e 2018.

O município assumirá a posição de dono da obra, cabendo-lhe, nomeadamente, a elaboração dos projetos de arquitetura e de especialidade.

Esta obra chegou a estar prevista na quarta fase das intervenções definidas pela Administração Central, no âmbito do Programa de Modernização do Parque Escolar, com um orçamento estimado de cerca de 14 milhões de euros, mas não chegou a ser executada, devido à suspensão da Parque Escolar.

No entanto, e face à “necessidade urgente” da obra, o município pugnou junto do Governo para a sua execução, tendo manifestado disponibilidade para a concretização da intervenção, que estimou em cerca de 6 milhões de euros, de acordo com dossiê entregue à tutela.

Para o município, a verba de 2,2 milhões de euros agora desbloqueada é “manifestamente insuficiente”, pelo que foi decidido avançar com aquela que será a primeira fase de uma intervenção “abrangente e profunda”.

No comunicado, o município sublinha que aquela escola, ao longo dos seus 35 anos de existência, “nunca foi alvo de uma intervenção de fundo, apresentando sinais evidentes de degradação e de desgaste”.

logo Facebook Fique a par das Notícias de Esposende. Siga O MINHO no Facebook. Clique aqui

EM FOCO

Populares