A Câmara de Esposende vai promover, ao longo deste mês, uma série de iniciativas para incentivar as crianças e jovens do concelho ao consumo de peixe, informou esta quarta-feira o município.
Uma das iniciativas é um concurso gastronómico, que envolverá os mais novos na preparação de pratos de peixe.
As eliminatórias terão lugar de 14 a 16 de março, nas várias escolas do concelho, e a final a 18, num supermercado de Esposende.
O objectivo é a eleição do “fish chef” do concelho.
Paralelamente, e com o objetivo de promover o consumo de peixe nas escolas, será realizada mais uma edição do concurso “Cantinas escolares com sabores do mar”.
O concurso decorrerá entre 7 e 11 de março e a avaliação dos pratos assenta no cumprimento dos requisitos de higiene e segurança alimentar e nutricionais aplicados às cantinas, bem como na criatividade e inovação na elaboração das ementas e na preparação das refeições escolares.
Com o mesmo objectivo, serão também desenvolvidas atividades educativas e de promoção da saúde, uma das quais se intitula “A Escola vai à lota”, desenvolvida em colaboração com a Associação de Pescadores Profissionais de Esposende.
As crianças ficarão a conhecer o funcionamento da lota de Esposende, o percurso do peixe até chegar ao prato, bem como quais os peixes mais vulgares da costa do concelho e os benefícios do seu consumo.
Em parceria com um hipermercado, será desenvolvida a atividade “Prova do Mar”, na qual, com jogos apelativos, as crianças irão conhecer os diferentes tipos de peixe da costa de Esposende e as suas características e perceber alguns conceitos, como o tamanho mínimo de captura definido por lei.
“Um mar de sabores, provar e escolher” é como se denomina a atividade que será dinamizada pelo grupo alimentar da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo e que pretende despertar as sensações dos jovens em idade escolar.
Os alunos, numa visita às instalações da escola e numa sala de análise sensorial, irão participar em provas sensoriais de peixe.
Todas estas iniciativas se integram no programa de “Março com sabores do mar”, um evento que conta com a adesão de 28 restaurantes de Esposende e que aposta nos peixes e mariscos para atrair mais visitantes ao concelho.
Daqueles 28 restaurantes, 14 apresentarão pratos originais no âmbito do concurso gastronómico que decorrerá ao longo do mês.
Fique a par das Notícias de Esposende. Siga O MINHO no Facebook. Clique aqui