Seguir o O MINHO

Cávado

Esposende dá nome de Paulo Gonçalves a rua da sua freguesia natal

Homenagem

em

Foto: DR

A Câmara de Esposende vai dar o nome de Paulo Gonçalves, piloto que morreu no Rali Dakar, a uma rua da freguesia de Gemeses, de onde era natural o malogrado motociclista, foi hoje anunciado. A homenagem acontece no domingo, 25 de Abril.

Em comunicado, a autarquia refere que a iniciativa visa assinalar o 1.º aniversário do seu falecimento (que foi a 12 de janeiro), mas devido às restrições decorrentes da pandemia, só agora, com o desconfinamento progressivo, é possível realizar a homenagem.

“Esta homenagem pretende destacar o desportista, mas essencialmente o Homem que procurava a excelência, sem abdicar dos valores que o tornaram reconhecido mundialmente”, refere a Câmara.

“A toponímia, enquanto veículo da memória coletiva, perpetua um homem que é, reconhecidamente, respeitado pela comunidade”, acrescenta o comunicado.

Da cerimónia faz parte uma missa, pelas 11:00, na Igreja Paroquial de Gemeses, seguindo-se uma romagem ao cemitério, para deposição de uma coroa de flores em memória de Paulo Gonçalves. A finalizar, será descerrada a placa toponímica que dará o nome de Paulo Gonçalves a uma rua de Gemeses.

“O Município de Esposende enaltece, desta forma, a marca que Paulo Gonçalves deixou no concelho, onde manteve sempre uma atitude de apoio e promoção das atividades desportivas e, alargando a ação, empenhou-se na campanha de sensibilização ambiental promovida pelo município”, salienta a Câmara, recordando que o ‘speedy’ foi distinguido nas dez edições já realizadas da Gala de Mérito Desportivo e atribuiu-lhe, a título póstumo, o mais alto galardão municipal, a medalha de Honra.

Paulo Gonçalves morreu, aos 40 anos, em 12 de janeiro de 2020, na Arábia Saudita, após queda na 42.ª edição do Rali Dakar.

Populares