Esposende cria roteiro da arte na rua

Esposende cria roteiro da arte na rua

São 55 as peças escultóricas espalhadas pelas freguesias do concelho de Esposende retratadas numa exposição temporária que se divide em duas fases: até final de setembro centra-se nas esculturas que se encontram espalhadas pelo concelho de Esposende, integrando depois uma série de exposições de diferentes artistas do concelho.

Intitulada “A Arte na Rua”, a mostra pode ser vista até ao final do ano, na Sala dos Azulejos do Museu Municipal de Esposende.

Em comunicado, o Presidente da Câmara, Benjamim Pereira, realçou que “são trabalhos escultóricos de grande valor cultural, representando várias correntes artísticas e épocas, realizadas por artistas de referência local, nacional e mesmo mundial” que, simbolicamente, visam homenagear individualidades e/ou factos histórico-culturais ligados a Esposende.

Benjamim Pereira explicou que foi neste contexto que o Município desenvolveu esta iniciativa “A Arte na Rua”, continuando à Descoberta do Património, com o duplo objetivo de, “por um lado, proceder ao levantamento exaustivo deste património, identificá-lo, fotografá-lo, cartografá-lo e estudar as peças, e, por outro, proceder divulgação do mesmo, itinerando, se possível, pelas escolas, por forma a sensibilizar, despertar e dar a conhecer à comunidade escolar, em particular, este património local”.

“Estamos em crer que a criação de um roteiro pelas esculturas espalhadas pelo aro concelhio será sempre uma mais-valia para a cultura e turismo de Esposende”, afirmou o autarca. Lembrou, a propósito que o Município criou o “Roteiro da Arquitetura Modernista”, propondo uma viagem por quase duas dezenas de exemplares arquitetónicos do concelho, construídos entre os anos 40 e 70 do século XX e que localizam em Marinhas, Esposende e em Fão.

“A Arte na Rua” poderá ser visitada de terça a sexta-feira, das 10:00 às 13:00 e das 14:00 às 18:00, e, sábado e domingo, entre as 14:00 e as 18:00, sendo a entrada gratuita. O Museu Municipal proporciona também visitas guiadas, mediante marcação antecipada prévia, através do e-mail [email protected].

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Apesar da chuva, bracarenses 'chamam' o toy em mais um dia das festas de s. João de braga

Apesar da chuva, bracarenses 'chamam' o Toy em mais um dia das Festas de S. João de Braga

Próximo Artigo
Braga monitoriza qualidade da água do rio este

Braga monitoriza qualidade da água do rio Este

Artigos Relacionados