Braga monitoriza qualidade da água do rio Este

Recolha feita em 13 pontos diferentes
Braga monitoriza qualidade da água do rio este

No âmbito do projecto ‘Braga Une-se pela preservação da Água’ integrado no Ano Nacional da Colaboração, o presidente da Câmara da Municipal de Braga, Ricardo Rio, visitou a lagoa artificial do Parque Desportivo da Rodovia onde, semanalmente, são recolhidas amostras para a monitorização da qualidade da água do rio Este.

Esta monitorização é feita em 13 pontos, desde a nascente do rio, em Este S. Mamede, até à freguesia de Arentim, onde o Este deixa o Concelho. As análises incidem em dois parâmetros biológicos – Escheria coli e enterococus intestinais – e permitem aferir a qualidade da água do rio e detectar os locais mais críticos.
Braga monitoriza qualidade da água do rio este

As análises são depois enviadas para a AGERE, Polícia de Segurança Pública e Serviço de Protecção da Natureza e Ambiente (SEPNA) da GNR, que são as entidades responsáveis pela fiscalização.

Sempre que se verifique alguma situação de poluição do rio, pede-se aos munícipes que alertem imediatamente as entidades responsáveis através dos seguintes contactos: PSP (área urbana) 253 200 420; SEPNA da GNR 253 203 030; AGERE 253 205 000. Quando uma descarga é fiscalizada a tempo, a probabilidade de encontrar o infractor é maior.

A par destas análises, o Município possui ainda sondas de qualidade da água do rio Este, instaladas entre Gualtar e Ferreiros, que realizam a leitura de parâmetros qualitativos como ph, a condutividade, o oxigénio dissolvido, o potencial de redução e a temperatura.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Esposende cria roteiro da arte na rua

Esposende cria roteiro da arte na rua

Próximo Artigo
Supremo profere acórdão no processo máfia de braga após recurso dos arguidos

Supremo profere acórdão no processo Máfia de Braga após recurso dos arguidos

Artigos Relacionados