Esposende cria benefícios sociais para bombeiros e outros voluntários

A câmara de Esposende vai conceder benefícios sociais aos elementos dos corpos de bombeiros do concelho, com o intuito de incentivar o voluntariado, anunciou esta sexta-feira o município.

Em comunicado, o município acrescenta que os benefícios poderão também abranger os cidadãos que façam voluntariado noutras instituições do concelho.

A intenção é criar um instrumento de caráter social que conceda àqueles cidadãos determinadas vantagens e benefícios.

“Por esta via, a câmara estará, também, a incentivar outras pessoas ao exercício do voluntariado, na medida em que é reconhecido que as instituições se debatem com a escassez de pessoas que estejam dispostas a abraçar esta causa e se disponham a trabalhar em prol da comunidade, de forma abnegada”, sublinha o comunicado.

A proposta para a elaboração do regulamento de concessão destes benefícios foi aprovada na última reunião do executivo, sendo que, a partir desta sexta e até 24 de março, os munícipes são chamados a apresentar contributos para o documento.

O PS de Esposende propôs recentemente a criação do cartão municipal do bombeiro, documento que conferiria uma série de descontos e regalias aos soldados da paz das duas corporações do concelho.

A proposta socialista preconiza uma redução de 50 por cento no montante das taxas e licenças de construção, beneficiação e ampliação de casa para habitação própria e permanente do titular do cartão, incluindo anexos e garagens.

Prioridade aos agregados familiares dos titulares do cartão na atribuição das habitações sociais é outro dos pontos da proposta do PS, que aponta ainda para a redução de 10 por cento na tarifa de água, saneamento, recolha de efluentes e resíduos sólidos da habitação permanente do titular do cartão.

O cartão conferiria acesso gratuito do seu titular, pelo período de três horas semanais, às piscinas municipais de Esposende e Forjães e ao ginásio, bem como a redução de em 50 por cento nos bilhetes e taxas de inscrição cobrados pela Câmara Municipal e empresa municipal Esposende 2000 em iniciativas de cariz sociocultural e desportivo que estas promovam.

O concelho conta com duas corporações de bombeiros voluntários, uma das quais em Esposende e a outra em Fão.

A câmara atribui um subsídio anual de 17.500 euros a cada corporação, para além de apoios para aquisição de viaturas ou de outro tipo de equipamento.

logo Facebook Fique a par das Notícias de Esposende. Siga O MINHO no Facebook. Clique aqui

 

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x