Especialistas debatem futuro da pedagogia no ensino superior em Viana do Castelo

II Fórum EPIC – Estratégia Pedagógica de Inovação e Criatividade
Especialistas debatem futuro da pedagogia no ensino superior em viana do castelo
Foto: IPVC / Arquivo

O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) acolhe, esta sexta-feira, o II Fórum EPIC – Estratégia Pedagógica de Inovação e Criatividade, um evento que pretende “transformar Viana do Castelo no centro da discussão sobre o futuro da pedagogia no ensino superior”.

A iniciativa, que irá juntar cerca de duas centenas de participantes, irá decorrer no Auditório Professor Lima de Carvalho, nos Serviços Centrais do IPVC, e reúne especialistas nacionais e internacionais, que irão debater e apresentar projetos de inovação pedagógica, assim como representantes das instituições que integram o consórcio EPIC.

Especialistas debatem futuro da pedagogia no ensino superior em viana do castelo
Imagem: Divulgação

Em comunicado, o IPVC refere que o encontro será um “espaço de debate e partilha sobre práticas de ensino mais inclusivas, digitais e centradas no estudante”.

Entre os nomes em destaque no programa estão Stéphan Vincent-Lancrin, perito da OCDE em Políticas Educativas, e Joana Daaboul, diretora de Relações Internacionais da Université de Technologie de Compiègne (Sorbonne Université) e membro da Universidade Europeia SUNRISE.

Além das sessões plenárias, o Fórum contará com sessões paralelas onde serão apresentados projetos inovadores desenvolvidos no âmbito dos quatro percursos do EPIC – +Digital, +Estudante, +Plural e +Rede –, conduzidos por docentes e equipas das instituições parceiras. Momentos informais como o “Tasting & Talking” e o “Grazing & Gathering” foram pensados para estimular o diálogo e a criação de redes entre participantes.

“Acolher este Fórum é um sinal do compromisso do Politécnico de Viana do Castelo com a transformação do ensino superior. É também uma oportunidade para reforçar a ligação entre instituições, partilhar boas práticas e refletir sobre os próximos passos da inovação pedagógica em Portugal”, afirma Ana Teresa Oliveira, pró-presidente do IPVC para a Inovação Pedagógica.

O EPIC: Excelência Pedagógica e Inovação em Cocriação é um projeto financiado pelo PRR, através da medida “Impulso Mais Digital”, e coordenado pela Universidade do Minho. O consórcio integra seis instituições públicas de ensino superior e visa criar Centros de Excelência em Inovação Pedagógica, com foco na capacitação docente e na criação de ambientes de aprendizagem mais dinâmicos e eficazes.

O consórcio EPIC, liderado pela Universidade do Minho, integra mais cinco instituições públicas de ensino superior: Universidades de Aveiro e da Beira Interior e os Politécnicos de Viana do Castelo, do Cávado e do Ave e Leiria.

O EPIC assume-se como “motor da transformação pedagógica no ensino superior, apostando na capacitação dos docentes, na valorização do desempenho pedagógico e na criação de ecossistemas de aprendizagem mais flexíveis, interativos e centrados no estudante”.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Braga vai à islândia na qualificação para a liga dos campeões feminina

Braga vai à Islândia na qualificação para a Liga dos Campeões feminina

Próximo Artigo
Distrito de braga escolhido para projeto-piloto que vai injetar hidrogénio na rede de gás

Distrito de Braga escolhido para projeto-piloto que vai injetar hidrogénio na rede de gás

Artigos Relacionados