Espanha confirma assinatura de memorando para reabilitar ponte que liga Monção à Galiza

Cimeira Ibérica
Espanha confirma assinatura de memorando para reabilitar ponte que liga monção à galiza

A reabilitação de pilares e outras estruturas da ponte internacional sobre o Minho, que liga Monção a Salvaterra, estará em cima da mesa na 33.ª edição da Cimeira Ibérica, que reúne os governos de Portugal e Espanha, na sexta-feira, no Centro Cultural de Viana do Castelo.

De acordo com fontes do Governo liderado por Pedro Sanchez, citadas esta quarta-feira pela agência Lusa, os ministros dos Transportes de ambos os países vão assinar um memorando de entendimento relativo à infraestrutura partilhada entre os dois municípios que compõe já uma “eurocidade”, com serviços e outros benefícios partilhados.

A ponte internacional Monção – Salvaterra de Miño, batizada com os nomes dos poetas João Verde e Amador Saavedra, foi inaugurada no dia 29 de março de 1995. Localizada, do lado português, na Estrada Nacional 101, a ponte foi construída entre 1992 e 1994 e está localizada na linha fronteiriça entre Portugal e Espanha, conhecendo um tráfego diário de cerca de nove mil veículos.

Por se tratar de uma travessia, “de interesse comum para serviço rodoviário e pedonal, as decisões relativas à sua gestão e manutenção são objeto de discussão e decisão no seio de uma Comissão Técnica Mista criada para o efeito, composta por elementos de ambos os países, no caso concreto por elementos da IP e por elementos da Junta de Galiza — Agência Galega de Infraestruturas.

“Foi no âmbito das competências da Comissão Técnica Mista Luso-Espanhola de pontes que a 27 de outubro de 2010, em Lisboa, que se decidiu a atribuição da conservação da ponte internacional sobre o rio Minho entre Monção (EN101) e Salvaterra do Minho (PO-510) a Portugal”, lê-se na publicação.

No distrito de Viana do Castelo, além daquela ponte, há mais quatro travessias sobre o rio Minho a ligar aquela eurorregião.

Duas travessias internacionais ligam a Valença a Tui, outra assegura a passagem entre Melgaço e Arbo e, mais uma, entre Vila Nova de Cerveira e Tomiño.

Caminha é único concelho do vale do Minho que depende do transporte fluvial para garantir a ligação regular à Galiza.

A 33.ª cimeira luso-espanhola, em Viana do Castelo, tem como tema a inovação, é precedida por uma visita dos dois primeiros-ministros ao Laboratório Ibérico de Nanotecnologia de Braga e envolve uma comitiva de 18 ministros dos dois governos, disseram esta quarta-feira fontes da Moncloa (a sede do Governo de Espanha).

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Abel ferreira campeão no brasil

Abel Ferreira campeão no Brasil

Próximo Artigo
Feira dos santos, em valença, prepara-se para ser candidata a património cultural imaterial

Feira dos Santos, em Valença, prepara-se para ser candidata a Património Cultural Imaterial

Artigos Relacionados