Seguir o O MINHO

Alto Minho

Escola de Ponte de Lima foi a que recolheu mais pilhas e baterias usadas em Portugal

em

A Escola Básica de Ponte de Lima obteve o primeiro lugar na classificação de recolha absoluta da 5.ª edição do concurso “Pilhão vem à Escola”, com um total de 1137,14 quilos de pilhas recolhidas junto da comunidade escolar durante o ano letivo 2015/2016, anunciou esta sexta-feira aquele estabelecimento de ensino, que, na edição do ano letivo anterior já havia terminado em segundo lugar, quando recolheu 837, 14 quilos de pilhas e baterias usadas.

Em segundo e terceiro lugar, na edição deste ano, ficaram, respetivamente, o Centro de Formação e Integração Profissional da APECI e a EB1/PE de Câmara de Lobos.

“Graças ao trabalho da comunidade escolar a escola é contemplada com três novos computadores, que irão contribuir para apoiar as atividades letivas, extracurriculares e os momentos de lazer dos alunos na escola. Desde que iniciou a sua participação nesta iniciativa, são já seis o número de computadores que enriqueceram a escola, possibilitando a concretização de diversas atividades e projetos, como é o caso da Programação no 1.º Ciclo do Ensino Básico, que arrancou no presente ano letivo”, explica o diretor João Carlos Gonçalves, naquela nota.

pilhao-na-escola-basica-de-ponte-de-lima

A campanha “Pilhão vai à Escola”, organizada pela Ecopilhas, tem o objetivo de sensibilizar a comunidade escolar para a necessidade de recolher seletivamente pilhas e baterias usadas, incentivando as escolas a adotar as melhores práticas ambientais, estando aberto à participação de todas as escolas, dos diferentes ciclos de ensino.

“A recolha de pilhas para reciclagem é uma das vertentes do trabalho que tem sido levado a cabo no contexto escolar, que visa a recolha seletiva dos diferentes resíduos e a sua deposição nos contentores da escola e, a partir destes, no ecoponto instalado junto ao edifício escolar. O trabalho e entusiasmo dos alunos, professores e assistentes operacionais têm permitido aumentar significativamente a quantidade de resíduos separados enviados para a reciclagem e, consequentemente, diminuir a quantidade e lixo produzido dentro da escola. Este prémio é mais um incentivo para que a escola possa dar continuidade ao trabalho realizado, em estreita parceria com a comunidade, no sentido de promover nos hábitos ambientalmente sustentáveis, capazes de preservar a nossa “casa comum”, que é o Planeta Terra”, afirma o responsável.

“Um agradecimento especial a todos os professores, educadores de infância, auxiliares de educação, alunos, encarregados de educação e comunidade escolar em geral, pois foi graças ao seu empenho que foi possível encaminhar mais de mil quilos de pilhas e baterias usadas para reciclagem que, de outra forma, poderiam acabar “perdidas” no lixo comum”, acrescenta.

No prémio para a recolha per capita a escola ficou em 46.º lugar.

 

logo Facebook Fique a par das Notícias de Ponte de Lima. Siga O MINHO no Facebook. Clique aqui

Anúncio

Viana do Castelo

Grupo francês negocia novo hotel de 13 milhões no centro de Viana do Castelo

Hotelaria e turismo

em

Foto: DR / Arquivo

Um grupo francês está em “negociações” com a Câmara de Viana do Castelo para instalar, no centro da cidade, um hotel de três estrelas, anunciou o presidente da autarquia, citado pela Rádio Alto Minho. De acordo com José Maria Costa, o investimento será entre “12 a 13 milhões de euros” e a nova unidade terá 80 quartos.

O edil avançou com a informação no primeiro dia do 31.º Congresso Nacional de Hotelaria e Turismo, que decorre na capital do Alto Minho, depois de já ter assegurado que são necessários mais hotéis em Viana.

Explicou que foi necessário recorrer a um navio, com 60 quartos, para acomodar todos os visitantes deste evento nacional. José Maria Costa mostra-se preocupado porque estão previstos mais “nove congressos” na cidade, e não há alojamento.

O edil disse ainda que a autarquia está, atualmente, em negociações com outras três unidades hoteleiras, num total de 300 quartos, em investimento de 25 milhões de euros.

Continuar a ler

Viana do Castelo

Tensão em Viana depois de serem conhecidas penas de acusados de homicídio: “Injustiça”

Familiares de jovem pescador revoltados

em

Tribunal de Viana do Castelo. Foto: O MINHO

A condenação de um homem a 14 anos de prisão por homicídio e a absolvição de um outro arguido envolvido no processo, esta quinta-feira decididas no Tribunal de Viana do Castelo, provocaram a revolta dos familiares da vítima.

O Tribunal de Viana do Castelo condenou um homem de 29 anos a 14 anos de prisão pelo homicídio qualificado e absolveu outro, de 34 anos, também envolvido no processo.

A leitura do acórdão foi rodeada de fortes medidas de segurança por parte das forças policiais.

No final da leitura, ainda no interior da sala de audiências, os familiares do jovem de 22 anos morto à facada em dezembro de 2018 protagonizaram momentos de revolta, gritando “palhaçada” e “injustiça”.

Os agentes da PSP presentes no interior do tribunal mobilizaram-se para impedir desacatos que vieram a ocorrer já no exterior do edifício, na principal avenida da cidade, quando o homem condenado entrou na carrinha celular.

Nessa altura, viveram-se momentos de muita tensão, com os agentes da PSP a agarrarem os familiares da vítima para evitar que chegassem ao carro celular.

Os familiares da vítima permaneciam, pelas 15:10, no exterior do tribunal, a aguardar a saída do homem que foi absolvido, sendo vigiados de perto por mais de uma dezena de elementos da polícia, à paisana e fardados.

Continuar a ler

Viana do Castelo

Septuagenária atropelada na EN 203, em Ponte de Lima

Transportada para o Hospital de Viana

em

Foto: Daniel Costa/O MINHO

Uma mulher, com cerca de 70 anos, sofreu ferimentos na sequência de um atropelamento, esta quinta-feira, no troço da Estrada Nacional 203 que atravessa a freguesia de Correlhã, em Ponte de Lima, disse a O MINHO fonte dos bombeiros.

A vítima terá sido abalroada pela viatura, provocando queda e várias escoriações e hematomas, sendo necessário o transporte para o Hospital de Viana do Castelo e a presença da ambulância de Suporte Imediato de Vida de Ponte de Lima no local.

Os Bombeiros de Ponte de Lima transportaram a vítima, que foi considerada “ferido ligeiro”. O alerta foi dado às 15:25.

A GNR de Ponte de Lima registou a ocorrência e controlou o trânsito, que esteve condicionado no local, junto ao posto de combustível da Correlhã.

Continuar a ler

Populares