Seguir o O MINHO

Alto Minho

Escola de Ponte de Lima foi a que recolheu mais pilhas e baterias usadas em Portugal

em

A Escola Básica de Ponte de Lima obteve o primeiro lugar na classificação de recolha absoluta da 5.ª edição do concurso “Pilhão vem à Escola”, com um total de 1137,14 quilos de pilhas recolhidas junto da comunidade escolar durante o ano letivo 2015/2016, anunciou esta sexta-feira aquele estabelecimento de ensino, que, na edição do ano letivo anterior já havia terminado em segundo lugar, quando recolheu 837, 14 quilos de pilhas e baterias usadas.

Em segundo e terceiro lugar, na edição deste ano, ficaram, respetivamente, o Centro de Formação e Integração Profissional da APECI e a EB1/PE de Câmara de Lobos.

“Graças ao trabalho da comunidade escolar a escola é contemplada com três novos computadores, que irão contribuir para apoiar as atividades letivas, extracurriculares e os momentos de lazer dos alunos na escola. Desde que iniciou a sua participação nesta iniciativa, são já seis o número de computadores que enriqueceram a escola, possibilitando a concretização de diversas atividades e projetos, como é o caso da Programação no 1.º Ciclo do Ensino Básico, que arrancou no presente ano letivo”, explica o diretor João Carlos Gonçalves, naquela nota.

pilhao-na-escola-basica-de-ponte-de-lima

A campanha “Pilhão vai à Escola”, organizada pela Ecopilhas, tem o objetivo de sensibilizar a comunidade escolar para a necessidade de recolher seletivamente pilhas e baterias usadas, incentivando as escolas a adotar as melhores práticas ambientais, estando aberto à participação de todas as escolas, dos diferentes ciclos de ensino.

“A recolha de pilhas para reciclagem é uma das vertentes do trabalho que tem sido levado a cabo no contexto escolar, que visa a recolha seletiva dos diferentes resíduos e a sua deposição nos contentores da escola e, a partir destes, no ecoponto instalado junto ao edifício escolar. O trabalho e entusiasmo dos alunos, professores e assistentes operacionais têm permitido aumentar significativamente a quantidade de resíduos separados enviados para a reciclagem e, consequentemente, diminuir a quantidade e lixo produzido dentro da escola. Este prémio é mais um incentivo para que a escola possa dar continuidade ao trabalho realizado, em estreita parceria com a comunidade, no sentido de promover nos hábitos ambientalmente sustentáveis, capazes de preservar a nossa “casa comum”, que é o Planeta Terra”, afirma o responsável.

“Um agradecimento especial a todos os professores, educadores de infância, auxiliares de educação, alunos, encarregados de educação e comunidade escolar em geral, pois foi graças ao seu empenho que foi possível encaminhar mais de mil quilos de pilhas e baterias usadas para reciclagem que, de outra forma, poderiam acabar “perdidas” no lixo comum”, acrescenta.

No prémio para a recolha per capita a escola ficou em 46.º lugar.

 

logo Facebook Fique a par das Notícias de Ponte de Lima. Siga O MINHO no Facebook. Clique aqui

EM FOCO

Populares