A Biblioteca Pública de Braga (BPB) abre as suas portas, em 31 de outubro, às 21:00, para um ‘escape game’ gratuito e dirigido às famílias (com crianças a partir dos sete anos).
De enigma em enigma, este jogo promete “uma viagem pelo mundo dos livros, pelo tempo e pela história” desta unidade cultural da Universidade do Minho, conforme refere o comunicado da instituição.
As inscrições são obrigatórias e podem ser feitas para o email [email protected] ou para o telemóvel 925756975.
A aventura lúdica leva aos miúdos e graúdos desafios que apelam ao gosto e ao hábito pela leitura, à curiosidade por autores e personagens, a histórias da cidade e a diversas formas de arte.
Numa parceria entre a BPB e a mediadora cultural e educativa Raquel Marinho, a iniciativa foi desenhada com o objetivo de promover a interação e o trabalho em equipa: “Estes jogos são conhecidos por criarem experiências imersivas e emocionantes; neste caso, vão permitir às famílias conectar-se de forma mais profunda com esta biblioteca, envolvendo-as numa narrativa intrigante relacionada com a coleção e o propósito da instituição”.
Para a BPB, este formato do jogo de fuga pode também ajudar a diversificar públicos e a aumentar a visibilidade da biblioteca.
Raquel Marinho é dinamizadora de oficinas e projetos educativos que promovem o crescimento saudável nas suas diversas dimensões e para vários públicos.
A Biblioteca Pública de Braga é uma das mais antigas instituições culturais da cidade e pretende com este tipo de iniciativas uma forma inovadora e envolvente de conectar as pessoas com a cultura e o conhecimento, construindo uma relação mais próxima com a comunidade.