Equipa da UMinho ganha prémio de 250 mil euros para combater corrupção

Equipa da uminho ganha prémio de 250 mil euros para combater corrupção
Foto: UMinho

Uma equipa da Universidade do Minho e do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC) venceu o 2-º lugar no “Prémio IN3+, Um Milhão para a Inovação”, com um valor de 250 mil euros por um projeto que “permitirá ter serviços digitais com mais transparência e privacidade para os cidadãos”.

O projeto premiado designa-se PeT – Privacidade e Transparência e envolve os professores e investigadores Ana Nunes Alonso, José Orlando Pereira, Nuno Faria e Rui Oliveira. O prémio vai agora permitir desenvolver e testar esta ideia.

Em comunicado, a UMinho explica que “a transparência dos serviços está na ordem do dia”, citando o Eurobarómetro para sustentar que “a corrupção é sentida como comum” para 93% dos cidadãos portugueses e 70% dos europeus.

“Mais transparência contribui para combater a corrupção e para a correta perceção da existência de corrupção, apontadas em vários estudos”, refere Ana Alonso, professora do Departamento de Informática da Escola de Engenharia da UMinho e investigadora do INESC TEC, em Braga.

“Por um lado, é fundamental publicar os indicadores de desempenho que permitam o controlo público das atividades dos prestadores de serviços e, por outro lado, é preciso que seja possível a validação destes por utentes e público em geral, especialmente no âmbito da sua experiência particular”, acrescenta.

Esta é a segunda distinção da Escola de Engenharia da UMinho e do INESC TEC no Prémio IN3+. Em 2021, João Marco Silva, Vítor Fonte e António Sousa, autores do projeto IDINA – Identidade Digital Inclusiva Não Autoritativa, foram os grandes vencedores e arrecadaram 600 mil euros para criar uma plataforma de identificação do cidadão eficaz e inclusiva, em países em desenvolvimento que não possuem infraestruturas de registo civil para toda a população.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Nascem quatro edifícios de apartamentos na póvoa de varzim

Nascem quatro edifícios de apartamentos na Póvoa de Varzim

Próximo Artigo
Ventura acusa governo de criar desigualdades nas forças de segurança e nos militares

Ventura acusa Governo de criar desigualdades nas forças de segurança e nos militares

Artigos Relacionados