Equipa da UMinho conclui que Twitter ajuda a prever vencedores do “Big Brother”

Existe correlação entre os comentários no Twitter e o desfecho do programa

Uma equipa ligada à Escola de Ciências da Universidade do Minho (ECUM) avaliou o impacto das publicações do Twitter na votação e na escolha dos vencedores de programas televisivos, nomeadamente ‘reality shows’ como o “Big Brother”. Os cientistas concluíram que os comentários nesta rede social indiciam os concorrentes mais e menos valorizados, existindo grande correlação entre o sentimento associado ao que é escrito na rede social e o desfecho do programa. O estudo saiu na revista científica “International Journal of Advanced Engineering Research and Science”.

Para esta investigação, foi implementada de raiz uma base de dados com 631.902 ‘tweets’ sobre a edição do “Big Brother – A Revolução”, transmitido na TVI no final de 2020. Para tal, desenvolveu-se uma plataforma autónoma para agregar os textos, procedendo ao seu armazenamento, processamento e análise de sentimento em língua portuguesa. O sentimento associado a cada mensagem pode ser positivo, negativo ou neutro. Os ‘tweets’ foram divididos, posteriormente, pelos respetivos concorrentes.

Foto: DR

Os resultados indicam que os concorrentes mais comentados obtiveram também uma melhor classificação final no programa, com a vencedora Zena a liderar nos comentários associados a sentimento positivo. Já aqueles que se classificaram nos últimos lugares representaram no Twitter mais comentários associados a sentimento negativo. Para os autores do estudo, citados em comunicado enviado a O MINHO, “este é mais um indicador da importância que esta rede social pode ter na previsão de grandes (e pequenas) decisões públicas”.

A escolha do Twitter para este trabalho deveu-se ao fácil acesso à documentação e à enorme quantidade disponível de comentários. A equipa da UMinho destaca ainda o facto de esta rede social permitir uma comunicação informal, onde o utilizador pode expressar, sem reservas, o seu “sentimento” sobre determinado assunto. Os cientistas alertam, no entanto, que estes dados não são representativos da população portuguesa, uma vez que o Twitter não é utilizado pela generalidade dos cidadãos.

Foto: DR

A equipa lançou ainda o perfil twitter.com/analyticspt, onde, diariamente, se podia ver as palavras mais utilizadas naquela rede sobre o “Big Brother – A Revolução”. A investigação foi conduzida por Cecília Castro, do Centro de Matemática da UMinho, e por Marta Azevedo e José Pinheiro, ambos ex-alunos da ECUM.

 
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