Redes Sociais

EPRAMI vence concurso nacional de inovação educativa da Microsoft

Alto Minho

EPRAMI vence concurso nacional de inovação educativa da Microsoft

A EPRAMI, Escola Profissional do Alto Minho Interior, venceu o concurso DOTS Challenge promovido pela Microsoft Portugal, entre 34 escolas de todo o país num total de 384 professores participantes, e cujo prémio será entregue quarta-feira, 17 de maio, pelas 14:30 horas, em Paredes de Coura, com a presença de Vânia Neto, a Diretora da Microsoft para o setor da Educação em Portugal, informou segunda-feira a autarquia.

“O concurso Microsoft Dots Challenge representou para a EPRAMI um reforço no investimento e na transformação da sala de aula pela integração de tecnologias inovadoras promotoras do sucesso educativo”, refere o município, acrescentando que “a participação neste desafio da Microsoft permitiu a divulgação na comunidade escolar de todo um conjunto de tecnologias para a sala de aula. Destas salientam-se as tecnologias de colaboração numa perspetiva de integração do perfil de competências do aluno do Séc. XXI, como o Sharepoint e o Microsoft Teams”.

Na participação neste concurso, os professores da EPRAMI realizaram múltiplas ações de formação da Microsoft para a utilização das suas tecnologias em sala de aula e no processo de aprendizagem, e participaram ativamente na comunidade educativa Microsoft criando conteúdos para utilização em sala de aula.

“Tal permitiu e está a permitir uma forte integração e modernização do ensino/aprendizagem da instituição”, salienta a nota da autarquia.

EPRAMI. DR

A EPRAMI foi premiada com um set de 6 cadeiras Node da Steelcase, um ActivPanel da Promethean, uma impressora 3D BEEINSCHOOL da BEEVERYCREATIVE, uma implementação CreativeSchool para Office 365 da Creative Shift e uma sessão de Formação Microsoft sobre tecnologia para a sala de aula.

“Estes prémios serão utilizados no processo de implementação de uma sala de aprendizagem personalizada, estendendo a Sala Microsoft, que a EPRAMI já possuía pelo seu reconhecimento prévio como Microsoft School, a um nível de avanço tecnológico e personalização considerável”, explica.

Adicionalmente a Microsoft irá realizar um Vídeo Case Study sobre a EPRAMI como uma das melhores escolas portuguesas na inovação tecnológica do processo de ensino/aprendizagem.

“EPRAMI – Uma escola útil para a vida”

Vídeo promocional da EPRAMI

A EPRAMI é uma escola profissional com já quase um quarto de século de tradição na qualificação profissional dos jovens do Alto Minho. Tem pólos em Paredes de Coura, Monção e Melgaço e áreas de formação intimamente relacionadas com o tecido empresarial e industrial envolvente. Salientam-se as áreas referentes a tecnologias de ponta especialmente relacionadas com a indústria. A formação de técnicos para a indústria local tem representado uma mais valia para o desenvolvimento e crescimento da região. Áreas como a robótica industrial, a mecatrónica e a manutenção industrial representam um forte investimento desta instituição.

As taxas de empregabilidade muito próximas dos 100 % traduzem a necessidade de profissionais qualificados para sustentar o enorme crescimento industrial e de exportações verificado nos concelhos de implantação.

A inclusão das tecnologias Microsoft no processo formativo permite aos alunos da EPRAMI estarem preparados para integração num mercado de trabalho competitivo, exigente e tecnologicamente muito avançado onde a colaboração e a comunicação das equipas de trabalho são fundamentais.

Jornal digital da região do Minho.

Mais Alto Minho