A Acatel – Acabamentos Têxteis, de Barcelos, foi a grande vencedora da 4.ª edição dos Prémios Inovação em Prevenção, uma iniciativa da revista Exame e da Ageas Seguros.
O prémio conto com 201 candidaturas e dividiu-se nas categorias Pessoas, Ambiente e Património.
A empresa de Barcelos, que faz parte do grupo Impetus, foi distinguida com o grande prémio e também venceu na categoria de Ambiente com o seu projeto “Micro Nebula”, que promove a sustentabilidade nos processos de tinturaria.
Ana Rita Vale, a responsável desse departamento da empresa, citada pela revista Exame, explicou que esse projeto permitiu à empresa fazer tingimentos praticamente sem recurso a água, utilizando técnicas novas como o recurso a bactérias que dão cor. Isso traduziu-se em poupanças e num menor impacto ambiental.
De acordo com a mesma fonte, houve uma redução dos custos de aplicação e a poupança de água, na ordem dos 95%, comparativamente aos métodos tradicionais; redução do uso de químicos numa percentagem de 90%; e, ainda, uma poupança energética de 40%.
Entretanto, na sua página de Facebook, a Acatel, localizada na freguesia de Gilmonde, agradeceu “a toda a organização e membros do júri por destacarem o nosso compromisso com um futuro cada vez mais inovador e sustentável”.
O júri do Prémio Inovação em Prevenção foi constituído por António Mendonça, bastonário da Ordem dos Economistas; Armindo Monteiro, presidente da CIP; Camilo Lourenço; Cristina Siza Vieira, CEO da AHP; Gustavo Barreto, da comissão executiva da Ageas Seguros; Henrique Figueiredo, diretor políticas públicas de inovação na ANI; José Gomes, da comissão executiva da Ageas Portugal, Jorge Portugal, diretor-geral da COTEC, Margarida Vaqueiro Lopes, editora da Exame; Nuno Gonçalves, administrador do IAPMEI; Nuno Mangas, presidente da Comissão Diretiva do COMPETE 2030; Pedro Matias, presidente do ISQ e Tiago Freire, diretor da revista Exame.