Empresa de torneiras que faturou 17,9 milhões amplia fábrica em Famalicão e entra na Arábia Saudita

Foto: DR

A Bruma, empresa de torneiras de Famalicão, ampliou em cinco mil metros quadrados a sua fábrica, passando a ter 15 mil metros de área coberta. O investimento de dois milhões de euros permitiu também renovar o ‘showroom’ da marca.

Segundo o jornal Eco, a empresa, que emprega 165 pessoas, faturou 17,9 milhões no ano passado e a sua mais recente aposta no mercado externo é a Arábia Saudita.

A Bruma, que teve origem numa empresa criada em 1953 para fabricar acessórios de canalizações e torneiras, vai avançar agora com a aquisição de novas máquinas e equipamentos para “aumentar a capacidade produtiva e otimizar os processos de produção, garantindo eficiência e qualidade em todas as etapas”, adianta o presidente executivo, Hélder Barbosa, nas declarações àquele jornal económico.

A marca Bruma foi criada em 2002. No ano passado faturou 17,9 milhões de euros, crescendo 3% em relação ao ano anterior.

De acordo com a mesma fonte, esse crescimento é “atribuído em grande parte à estratégia focada nos mercados de exportação, que tiveram um papel vital em sustentar e impulsionar a expansão”, face à “ligeira diminuição” de vendas a nível interno.

Exportações valem 30%

Presente em quase 50 países, as encomendas do estrangeiro equivalem a cerca de 30% do total. Espanha, Emirados Árabes Unidos, França, Grécia e Polónia são os destinos com maior expressão. Contudo, mais recentemente, em 2022, a empresa de Famalicão entrou na Arábia Saudita, que já ‘pesa’ 3% nas exportações.

Para o CEO, é um mercado “bastante atrativo” pela “dinâmica centrada essencialmente em projetos de grande dimensão”.

Ainda segundo o Eco, para entrar neste mercado, a Bruma assinou uma parceria com uma das maiores empresas de distribuição de materiais de construção no país. Está também a “consolidar” a marca junto de “renomados escritórios de arquitetura locais que participam como prescritores”. “Tendo em conta o tipo de cliente altamente específico que este mercado tem, os produtos mais comercializados são as coleções mais exclusivas [Flowing Art], com os acabamentos mais premium”, explica Hélder Barbosa.

Hélder Barbosa destaca a instalação das torneiras e dos acessórios de casa de banho da marca portuguesa nos hotéis da cadeia Hilton na República Dominicana ou no Crowne Plaza e no Intercontinental, ambos no Dubai.

No entanto, acrescenta, a expansão internacional tem sofrido nos últimos anos com a perda de vendas no mercado russo depois do início do conflito militar com a Ucrânia.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x