Empresa de Famalicão produz simuladores de voo para todo o mundo

Concebidos “para revolucionar” o mercado

A empresa Gaman Portugal, com sede em Famalicão, lançou a sua primeira gama de produtos relacionados com a simulação de voos, “concebidos para revolucionar” o mercado.

António Teixeira, fundador da empresa sediada na freguesia de Bairro, adiantou a O MINHO que a NorAirLabs, marca desenvolvida para este fim, produz “equipamentos de alta qualidade desenhados, desenvolvidos e assemblados integralmente em Portugal, com exportação para todo o mundo”.

“Numa primeira fase, estes equipamentos destinam-se a entusiastas da aviação, mas estamos a preparar a certificação pelas autoridades EASA (Agência Europeia para a Segurança da Aviação) e FAA (Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos), de modo a poderem ser utilizados de forma profissional na formação de pilotos de linha aérea”, revelou o empresário.

Estes equipamentos são compatíveis com os softwares mais utilizados, como Microsoft Flight Simulator, X-Plane ou Aerowinx.

Em nota enviada a O MINHO, a empresa minhota, com 100% de capital privado português, realça que a nova linha de produtos inclui o Sistema de Computador de Bordo, a Pilha de Rádio e Navegação, e o Módulo Bay x24.

De acordo com a empresa, o Sistema de Computador de Bordo “é um pacote de hardware completo que proporciona uma gestão de energia, entrada e saída sem complicações com cabos”.

Já a Pilha de Rádio e Navegação é uma solução completa e fácil de usar que inclui equipamentos de comunicação (Comm), navegação (Nav), ADF e transponder.

“Permite aos utilizadores configurarem rádios e o transponder de maneira realista, melhorando significativamente o ambiente de simulação”, é dito.

Já o Módulo Bay x24 é “um periférico avançado projetado para fazer a interface entre o mundo real e o software de simulação”, que permite “interpretar entradas como botões de joystick processados diretamente pelo software de simulação”. Disponibilidade

Ainda segundo a empresa, os “três produtos estão agora disponíveis para pré-encomenda no site da NorAirLabs, com envios previstos para começarem em outubro de 2024”.

A NorAirLabs “é dedicada à criação de soluções de hardware e software de ponta para a indústria de simulação de voo”, de forma a fornecer “ferramentas de que precisam para alcançar a experiência de simulação mais realista e imersiva possível”.

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

Liga dos Bombeiros recusa responsabilidades sobre possíveis erros no combate

Próximo Artigo

Construção com “dificuldades acrescidas” na contratação de trabalhadores estrangeiros

Artigos Relacionados
x