Seguir o O MINHO

Ave

Empresa de Famalicão constrói maior residência universitária do país, em Lisboa

Residência do Lumiar

em

Foto: Divulgação / Gabriel Couto

A construtora famalicense Gabriel Couto iniciou, no passado mês de maio, a construção da quarta residência universitária do Grupo U.Hub Investments, localizada na “Alta de Lisboa”, e que se chamará Residência Universitária do Lumiar, foi hoje divulgado. Em comunicado, a empresa de Famalicão realça que esta será a maior residência universitária do país.

A assinatura do projeto pertence ao atelier de arquitetura “PG – Arquitectos Associados”, e o empreendimento será implantado em quatro lotes e prevê a construção de oito pisos em cada um dos edifícios acima da cota de soleira e um piso enterrado, totalizando uma área total de construção de superior a 15.500 m2, sendo cerca de 3.000 m2 destinados à cave.

Dos cerca de 12.600 m2 previstos acima do solo, mais de 11.000 m2 serão destinados às residências para estudantes, estando previstas 498 unidades de habitação de diferentes tipologias.

Nos pisos inferiores localizam-se os espaços coletivos de apoio para as funções lúdicas, convívio, lazer, trabalho e estudo, com áreas generosas e condições de ambiente e equipamentos apropriados para as diversas funções.

Para complementar o dia-a-dia dos futuros residentes, este equipamento dispõe ainda de um conjunto de serviços de apoio diversos, nomeadamente lavandaria, arrumos, limpeza, tudo gerido a partir da unidade de operação e gestão do empreendimento.

O futuro empreendimento será totalmente ocupado por uma Residência de Estudantes, com exceção de duas áreas de comércio e serviços implantadas ao nível do piso 0.

A tipologia de alojamento preconizado no projeto constitui um modelo multinuclear, que agrupa em cada núcleo um conjunto médio de 8 unidades de alojamento individual organizadas em torno de um espaço comum de apoio com funções de estadia e apoio nas refeições.

“Este modelo permite estabelecer um padrão de organização descentralizado que agrupa pequenas comunidades autónomas com independência funcional, permitindo gerir operacionalmente de forma mais eficaz”, realça a construtora.

Para a Gabriel Couto este emblemático projeto residencial, representa “mais um desafio aliciante a ser alcançado num prazo muito exigente”. A fiscalização desta empreitada estará a cargo da empresa “TECNOPLANO – Engenharia e Gestão, S.A.”.

Recorde-se que este grupo U.Hub Investments, em que pontifica Jaime Antunes, Hugo Gonçalves Pereira e a gestora de ativos ATRIUM, está a investir em força nestes últimos anos no segmento de residências universitárias, tendo inaugurado no ano passado uma das maiores residências em Portugal, localizada no Porto, na zona da Areosa, junto ao Polo Universitário da Ásprela.

Este empreendimento conta com 456 unidades de habitação de diferentes tipologias, e foi executado pela Gabriel Couto no prazo inicialmente estabelecido, mesmo com os constrangimentos associados à pandemia.

Para Daniel Costa, diretor comercial da Gabriel Couto, “a adjudicação deste novo projeto, é um motivo de orgulho e sinal inequívoco da confiança que a U.HUB e outros clientes mantém na Gabriel Couto”.

“A exemplo de outros grupos investidores que têm vindo a depositar total confiança na competência técnica apresentada pela nossa empresa, é um privilégio ter a responsabilidade da construção de grandes projetos residenciais e imobiliários que fazem a diferença no mercado”, conclui.

Populares