Empresa 100% japonesa anunciou nova fase de expansão em Famalicão

Empresa produz peças em alumínio para motores da Honda e tem planos para crescer no concelho

Com uma estrutura acionista 100 por cento japonesa, a Tesco é mais um bom exemplo da vocação exportadora e da atratividade de Vila Nova de Famalicão para o investimento estrangeiro, diz o município de Famalicão, em comunicado, reforçando que o concelho é notado por acolher várias empresas de dimensão mundial. Esta segunda-feira anunciou uma nova fase de crescimento.

Presente em Portugal desde 1993, a empresa especializada na produção de peças de alumínio fundido por alta pressão para motores de automóveis escolheu o concelho famalicense para crescer quando, em 2008, se fixou em Ribeirão em instalações construídas de raiz. É, de acordo com o município, um fornecedor fundamental para a fábrica da Honda, em Swindon, Inglaterra.

Desde então teve duas fases de expansão. E já equaciona a terceira, com o previsível reforço da produção.

“Ainda não podemos divulgar dados, mas o contrato com um novo cliente já está concluído”, disse o administrador Tuji Mochiznki, esta segunda-feira, 14 de março, durante a visita que o Presidente da Câmara, Paulo Cunha, realizou à empresa no âmbito do roteiro Famalicão Made IN.

Aquele responsável admitiu que o crescimento da Tesco terá reflexos positivos ao nível da criação de emprego e do reforço do seu peso no seio do grupo nipónico. Até porque a Tesco de Famalicão é a única base de produção na Europa, de um total de onze empresas.

“Tem um papel muito importante para a expansão dos negócios no mercado europeu”, enfatizou.

A Tesco exporta tudo o que produz (cerca de 4.800 toneladas de componentes de alumínio, anualmente) e emprega 360 pessoas que laboram em horário contínuo (24 horas por dia e sete dias por semana). Com mão-de-obra altamente especializada e tecnologia de última geração, produz peças que vão desde os sete gramas até aos seis quilos. Foi já reconhecida pela sua performance na área da qualidade.

Desde o arranque da atividade em Famalicão que a Tesco não parou de crescer. Nos últimos quatro anos, praticamente duplicou a faturação – de 13,5 milhões de euros em 2011 para 25 milhões de euros no ano passado, prevendo fechar o exercício atual nos 26 milhões.

“É mais um notável exemplo da força e diversidade empresarial do concelho de Famalicão”, diz o município famalicense, que Paulo Cunha quis conhecer e colocar no plano mediático.

“A Tesco é uma referência pela sua capacidade produtiva, pelo número de colaboradores e porque combina dois sectores muito importantes para a economia famalicense, a metalomecânica e o automóvel. Ficamos muito satisfeitos por Famalicão acolher uma das poucas empresas em Portugal com capital totalmente japonês”, apontou.

O autarca enalteceu ainda o facto de a Tesco, “à semelhança de outras multinacionais, permitir que Famalicão seja considerado um concelho atrativo para o investimento estrangeiro”.

logo Facebook Fique a par das Notícias de Famalicão. Siga O MINHO no Facebook. Clique aqui

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x