Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, participou, no sábado passado, na apresentação do livro ‘Borboletas Sem Asas’, um romance histórico da autoria da bracarense Joana Páris Rito.
Na sessão, que decorreu no Palácio dos Biscainhos, um dos cenários usados no desenrolar da história, Ricardo Rio salientou que este “é um romance com amarras fortíssimas à cidade de Braga”, que faz o leitor recuar no tempo (final século XIX, início século XX) e recordar locais e vivências que ainda hoje se mantêm como rotinas diárias da sociedade bracarense.
“A obra apresenta-nos o Palácio dos Biscainhos, a Sé, o Bom Jesus, os cafés, as tradições no mercado, a feira na praça do município, o S. João e a freguesia de Palmeira, onde se passam os momentos mais importantes desta história”, afirmou o edil.
Ricardo Rio destacou ainda o facto deste livro ser um tributo ao bisavô da autora, António Peixoto, mais conhecido por Pachancho, um dos grandes motores do desenvolvimento da cidade.
“O leitor não ficará indiferente à descrição que é feita sobre o trabalho deste protagonista, aquilo que fez em termos de transformação da nossa realidade e que, tal como muitos outros, ajudaram a formatar a cidade que hoje conhecemos”, sublinhou.
A freguesia de Palmeira, em Braga, São Paulo, Lisboa, Sintra e Paris são os cenários usados no desenrolar deste romance histórico, “onde se invocam mentalidades e costumes retrógrados, a eterna questão da emigração, a árdua vida nas fazendas cafeeiras paulistas, intrigas palacianas, o horrendo regicídio seguido pelo fim da monarquia portuguesa e o glamour da imortal cidade das Luzes”.
Em ‘Borboletas Sem Asas’ dezenas de personagens femininas “lutam contra a subjugação, tentando soltar o abafado grito pela almejada emancipação, enquanto arrebatadoras personagens masculinas procuram conquistar lugares cimeiros num mundo aguerrido incentivados pela ganância e poder, sendo alguns deles, porém, tocados pelos valores da hombridade e amizade incondicional”.
Joana Páris Rito nasceu em Braga, a 5 de Agosto de 1965. Licenciou-se em Direito pela Universidade Portucalense Infante Dom Henrique no Porto. Teve formação em Música, Artes Plásticas e Ballet pela Fundação Calouste Gulbenkian, em Braga. Obteve o diploma de grau pré-profissional pela Academy of Dancing de Londres. Participou em diversos cursos polifacetados, línguas e artes, na Roedean School em Brighton e Y.M.C.A. em Londres. Frequentou o Curso de Pintura e Decoração no Atelier das Artes em Braga, cidade onde atualmente reside.
Fique a par das Notícias de Braga. Siga O MINHO no Facebook. Clique aqui