Emblemática loja de ferragens em Ponte de Lima encerra ao fim de 63 anos

Casa Fernandes

A Casa Fernandes, emblemática loja de ferragens na rua do Souto, em Ponte de Lima, vai fechar ao fim de 63 anos de atividade.

“Um dia triste, é certo, mas também um dia de comemoração de todas as décadas de trabalho, entrega e partilha”, pode ler-se numa publicação na página de Facebook.

“Deixamos um forte agradecimento aos clientes, amigos e a todos os limianos que nos acompanham desde sempre. Até uma próxima”, acrescenta a nota.

José Fernandes, sócio-gerente e fundador, recorda a O MINHO que abriu a loja em 1959, tinha então 22 anos, já na rua do Souto, mas noutro espaço. Em 1973 passou para os números 29 e 31 da mesma rua, onde permaneceu, até agora.

José Fernandes, hoje com 85 anos, chegou, em 1980, a fazer uma sociedade com dois irmãos, que entretanto se desfez, sem qualquer conflito, matendo-se sempre no leme do negócio.

Desde o início dedicada às ferragens e ferramentas, a Casa Fernandes chegou a comercializar também, em determinadas épocas, outros artigos como tintas, mobílias e louças. As ferragens e ferramentas, essas, mantiveram-se até ao fim.

Fim que se tornou inevitável devido à falta de clientes. “O movimento na rua do Souto morreu”, aponta José Fernandes, que emprega um funcionário com “vinte e tal anos” de casa. “Esta até era uma rua que tinha um movimento razoável, mas ultimamente estávamos aqui uma ou duas horas para entrar um cliente. Ora, uma loja que pára uma hora ou duas à espera de um cliente não tem vida para continuar”, lamenta.

No entanto, guarda o orgulho “não dever um cêntimo a ninguém”, concluindo: “Não temos fortuna, mas temos esta honra que mantemos desde o princípio até ao fim. Ninguém pode dizer que lhe ficámos com um cêntimo. Para mim é uma consolação poder dizer isso”.

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

António Costa mantém confiança política em Miguel Alves

Próximo Artigo

Quaresma homenageado pelo Vitória SC

Artigos Relacionados
x