A depressão Elsa, que se abate, estes dias, pela região Centro e Norte de Portugal, está a causar várias ocorrências e a mobilizar centenas de operacionais para os diversos concelhos do distrito de Braga.
Na cidade de Braga, no entanto, é onde existem mais registos de inundações ao longo das últimas horas.
Uma viatura terá ficado retida no túnel junto ao hotel Meliã, no sentido Braga – Póvoa de Lanhoso, sendo necessária a intervenção dos bombeiros.
Também o túnel da Rodovia, junto às piscinas, se encontra encerrado ao trânsito devido a um alagamento de proporção dantesca.
Na rotundo Santos da Cunha, em Maximinos, várias viaturas acabaram por ser surpreendidas pela acumulação de águas.
Em Ferreiros, no local do costume, junto ao complexo da Bosch, várias viaturas ficaram submersas.
Pelas 17:00 desta quinta-feira, a Proteção Civil já registou perto de uma centena de ocorrências no distrito de Braga, entre inundações e quedas de árvores.
Aviso vermelho
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu ao final do dia de quarta-feira um aviso vermelho para os distritos do Porto, Braga, Aveiro, Vila Real e Viana do Castelo devido à chuva “forte e persistente, podendo ser acompanhada de trovoada”.
Este aviso vigora entre as 12:00 e as 21:00 em Vila Real e Braga, e entre as 12:00 e as 18:00 em Viana do Castelo, adianta o instituto em comunicado.
No Porto e em Aveiro, o aviso vermelho está em vigor entre as 15:00 e as 21:00.
O IPMA colocou também sob aviso vermelho, devido à previsão de rajadas de vento superiores a 100 quilómetros por hora, os distritos de Viseu, Guarda, Castelo Branco, Aveiro e Coimbra.
Segundo o IPMA, as rajadas de vento podem mesmo atingir os 140 quilómetros/hora nas terras altas, entre as 18:00 de hoje e as 03:00 de sexta-feira.
Sob aviso laranja para precipitação, vento ou agitação marítima, que vigoram em diferentes períodos até sábado, vão estar os distritos de Bragança, Viseu, Porto, Guarda, Faro, Vila Real, Setúbal, Santarém, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Castelo Branco, Coimbra, Portalegre e Braga.
No aviso relativo ao vento, nos distritos de Bragança, Viseu, Porto, Guarda, Faro, Vila Real, Santarém, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra, Portalegre e Braga podem ser registadas rajadas de vento entre os 100 e os 130 quilómetros por hora.
Só com avisos amarelos estará o distrito de Évora, para precipitação e vento.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil alertou na quarta-feira a população para o agravamento das condições meteorológicas, com precipitação forte e persistente, vento forte nas terras altas e agitação marítima forte em toda a costa.
A Proteção Civil alerta para a possibilidade de “inundações rápidas em meio urbano, por acumulação de águas pluviais ou insuficiências dos sistemas de drenagem”, e “inundações por transbordo das linhas de água nas zonas historicamente mais vulneráveis”.
Informa ainda que, tendo em conta as previsões do IPMA, há a possibilidade de inundações de “estruturas urbanas subterrâneas com deficiências de drenagem” e de formação de lençóis de água na estrada, além da queda de ramos de árvores, danos em estruturas montadas ou suspensas.