Braga é uma das três cidades europeias que aderiu ao projecto “Bicification – O Futuro em Duas Rodas”, que premeia 500 utilizadores de bicicleta pelas distâncias percorridas na cidade e lhes permite acumular dinheiro para gastar no comércio local, foi hoje anunciado.
De acordo com a autarquia, para integrar o projeto só necessita de residir ou trabalhar em Braga, ter mais de 15 anos de idade e ser proprietário de uma bicicleta e smartphone.
Se pretende ser um dos 500 utilizadores a participar neste projecto basta preencher este formulário entre o dia 1 de abril e 31 de maio.
Explica a Câmara que após este período de dois meses de receção de candidaturas, o início do projeto terá lugar dia 01 de junho e o seu término está marcado para 30 de setembro.
“Este projeto-piloto visa incentivar o uso da mobilidade suave e estudar o comportamento dos cidadãos para auxiliar os decisores políticos na implementação de medidas. Através de um sistema GPS e da App associada será possível monitorizar as deslocações em bicicleta efetuadas, que darão origem aos incentivos financeiros. Esta monitorização é efetuada numa plataforma de dados centralizada”, escreve a autarquia.
E explica: “A plataforma permitirá avaliar ao longo do tempo a evolução do uso da bicicleta e mapear as rotas preferidas dos utilizadores, possibilitando, entre outros aspetos, avaliar quais os pontos estratégicos a investir em termos de infraestrutura na cidade”.
A acumulação de incentivos financeiros por quilómetros percorridos procede-se do seguinte modo: 0.25 euros/km para viagens casa/escola ou casa/trabalho e 0.07 euros/km para viagens genéricas. Existe um máximo de acumulação de 1 euro/dia e 28euros/mês por participante.
Na App os utilizadores podem visualizar o n.º de sessões, o n.º de km percorridos e CO2 poupados, os ganhos em euros pelos quilómetros percorridos e o ranking para efeitos de “gamification” que permite atribuir prémios aos utilizadores.
Permite, igualmente consultar o histórico, a velocidade média, visualizar no mapa a localização de bebedouros ou outros equipamentos relevantes para o ciclista, entre outras funcionalidades.
Cada participante pode consultar o valor dos prémios em dinheiro que recolheu desde o dia 01 na App. Poderá ainda ver os comércios locais envolvidos no projeto onde esses valores monetários podem ser utilizado na compra de produtos/serviços.
O projeto europeu é financiado pelo EIT Urban Mobility, uma iniciativa do Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT), órgão da União Europeia. Istanbul, na Turquia, e Talín, na Estónia, são as outras duas Cidades que aderiram ao projecto.
O sistema de monitorização e certificação de viagens de bicicleta é desenvolvido pela Pin Bike, uma tecnologia italiana patenteada e antifraude que certifica viagens de bicicleta e permite que uma cidade, empresa ou instituição de ensino emita incentivos monetários aos cidadãos que vão para o trabalho ou para a escola.
Os termos e condições podem ser consultados aqui.