Seguir o O MINHO

Região

Eleições legislativas: Braga elege 19 deputados e Viana elege seis

1.019.301 eleitores recenseados no Minho

em

Já foi definido e publicado em Diário da República o mapa de deputados eleitos por cada distrito para as próximas eleições legislativas, com o distrito de Braga a manter os 19 deputados eleitos enquanto que o distrito de Viana do Castelo volta a eleger seis representantes para o hemiciclo nacional.

Este quadro apresenta algumas mexidas em relação às últimas eleições legislativas, com os distritos de Viseu e Guarda a perderem um deputado cada para os distrito de Porto e Lisboa. Esta mexida deve-se à oscilação do número de eleitores nestes círculos eleitorais.

Relativamente ao número de eleitores, este cresceu em grande escala, existindo mais 1,2 milhões de recenseados nos cadernos eleitorais portugueses.

Esta subida deve-se à inscrição automática de quem renova o cartão de cidadão aliado ao registo automático de portugueses emigrados que tratam da documentação nos consulados e outros pontos de diplomacia portugueses pelo mundo fora.

Atualmente, no distrito de Braga, estão recenseados 778.359 eleitores. No distrito de Viana do Castelo são 240 942. Ao todo, na região do Minho, existe 1.019.301 eleitores recenseados.

EM FOCO

Populares