Seguir o O MINHO

Cávado

Eis os 16 nomes da coligação “Barcelos Mais Futuro” à Câmara

Coligação “Barcelos Mais Futuro”

em

Foto: Divulgação

A coligação Barcelos Mais Futuro apresentou este domingo, no Hotel Bagoeira, a lista candidata à Câmara Municipal. Para além dos candidatos que compõem a lista, estiveram também presentes na cerimónia os principais rostos da coligação, Mário Constantino (PSD), Domingos Pereira (BTF) e Filipe Pinheiro (CDS-PP).

Mário Constantino, que encabeça a lista, afirmou que “só deve existir um projeto político, se houver humanismo e se houver humanidade. Se colocarmos as pessoas em primeiro lugar. E é esse sinal que nós queremos dar”.

O candidato falou ainda do seu desafio, se for eleito: “A riqueza de uma equipa é a capacidade individual de cada um. Nós temos que somar às individualidades uma energia que só um grupo pode reunir. E é esse que vai ser o meu desafio enquanto líder. Não será pensar melhor que os outros, tenho é que aproveitar todas as ideias”.

Mário Constantino. Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Os 16 nomes da lista (com considerações da coligação)

1. ° Mário Constantino Lopes Mário Constantino Lopes é o candidato a presidente da Câmara de Barcelos. Atualmente, é professor de educação física e advogado de profissão e já foi vice-presidente da Distrital de Braga, cabeça de lista dos Delegados de Barcelos à Assembleia Distrital do PSD, presidente da Mesa da Assembleia Concelhia do PSD de Barcelos de 2014 a 2020, deputado municipal na Assembleia Municipal de Barcelos, candidato a Presidente da Câmara de Barcelos pelo PSD nas eleições autárquicas de 2017 e vereador na Câmara Municipal de Barcelos na oposição de 2017 até agora.

2. ° Domingos Pereira Domingos Pereira é o segundo candidato à Câmara Municipal de Barcelos. O atual líder político do BTF já foi deputado à Assembleia da República, vereador na Câmara de Barcelos, vereador e vice-presidente na Câmara Municipal de Barcelos, com os pelouros da Gestão Económica e Financeira, Recursos Humanos e Desenvolvimento Económico, presidente da Comissão Política Concelhia do PS Barcelos, presidente da mesa da Comissão Política da Federação de Braga do PS e membro da Comissão Política Nacional do PS.

3. ° Mariana Teixeira Baptista de Carvalho, natural de Barcelos, é a candidata n. ° 3 à Câmara Municipal de Barcelos. Com 43 anos, é Professora de Ensino Superior no IPCA e Vereadora na Câmara Municipal de Barcelos. Licenciada em Matemática (Ensino) e Mestre em Matemática (Educação); Doutorada em Engenharia Industrial e de Sistemas, desempenha funções de investigação, sendo autora e coautora de várias publicações científicas, nacionais e internacionais e, ainda, orientadora e arguente de várias dissertações e projetos de mestrado. Atualmente, é Diretora do Departamento de Ciências e Presidente do Conselho Técnico-científico da Escola Superior de Tecnologia. Salientamos ainda a sua atividade como Membro do Conselho Académico do IPCA.

4. ° Carlos Eduardo Vasconcelos Fernandes Ribeiro dos Reis, natural de Barcelos, é o candidato que ocupa a quarta posição na lista candidata à Câmara Municipal de Barcelos. Com 37 anos é jurista e empresário de profissão. É ainda, deputado na Assembleia da República XIV Legislatura e vice-presidente na Comissão da Defesa Nacional. No seu percurso, destaca-se o seu trabalho como Conselheiro Nacional no PSD e membro do Conselho Estratégico Nacional para a área da Defesa e Segurança. Formado em Direito e pós-graduado em Direito dos Contratos Públicos, a sua atividade na última década esteve ligada ao meio empresarial e à consultoria financeira e imobiliária. Dedica-se em exclusivo à atividade política desde 2019 com a eleição para Deputado à Assembleia da República.

5. ° António Ribeiro tem 64 anos e é natural de Balugães. É psicólogo de profissão, membro da Direção da APACI e Coordenador geral na mesma instituição. Licenciado em Psicologia, pós-graduado em Psicologia da Educação Especial e ainda, Doutorado em Psicologia, segue-se como quinto candidato à Câmara Municipal de Barcelos. Atualmente é membro da Ordem dos Psicólogos com especialização em Psicologia Social e das Organizações e especialidade avançada em necessidades educativas especiais. Destacamos também o seu trabalho como Orientador de estágios para a Ordem dos Psicólogos. Cidadão ativo, é Presidente do Conselho Fiscal do Centro de Assistência Social de Balugães e membro do Conselho Fiscal da FORMEM (Federação Portuguesa da Formação Profissional e Emprego das Pessoas com Deficiência e Incapacidades). No seu percurso, realçamos a sua passagem como Psicólogo na primeira Comissão de Proteção de Menores de Barcelos, Juiz social durante 7 anos no Tribunal de Barcelos, membro do Conselho Municipal de Educação e ainda representante das IPSS no primeiro núcleo executivo da Rede Social de Barcelos. Com uma vasta experiência no associativismo, foi membro fundador do Grupo Adonai da Comunidade de Santo António, pertenceu à Direção do Gil Vicente Futebol Clube e à Direção dos Bombeiros Voluntários de Barcelos; fez parte da Comissão Instaladora da Associação de Pais da Escola Gonçalo Pereira; foi membro da Direção da Associação de Pais da Escola Gonçalo Nunes e desempenhou vários cargos na Associação de Pais da Escola Alcaides de Faria. Enalteceu a sua experiência associativa como fundador e primeiro Presidente da Federação Concelhia das Associações de Pais de Barcelos e também, como vice-presidente da Federação Distrital das Associações de Pais. Na sua atividade política destacamos o seu desempenho enquanto membro da Assembleia municipal durante cerca de duas décadas, eleito pelo CDS, tendo sido líder municipal; presidente da comissão política concelhia do CDS Barcelos durante três mandatos; vice-presidente da Comissão Política e da mesa de Assembleia da Distrital do CDS. Atualmente é presidente da Mesa da Assembleia Concelhia, membro da Comissão Política de Distrital e Vereador na Câmara Municipal de Barcelos, cargo que ocupa desde 2013.

6. ° Maria Elisa Azevedo Leite Braga tem 64 anos e é natural de Barcelos. Com um percurso académico realizado desde Luanda, Beja e Lisboa – onde concluiu o Curso Geral dos Liceus, ocupa o sexto lugar na lista candidata à Câmara Municipal de Barcelos. Maria Elisa é detentora de uma vasta atividade profissional, iniciada em 1976, no ramo da indústria discográfica – onde se manteve durante cerca de três décadas. Desempenhou funções como diretora de promoção, de edição nacional e internacional, na polygram discos SA e diretora de operações na Valentim de Carvalho CISA. No período de 2009 a 2016 integrou o Conselho de Administração da Empresa Municipal de Educação e Cultura de Barcelos como vogal. Na sua atividade política, destacamos o seu trabalho como Vereadora da Cultura na Câmara Municipal de Barcelos de 2013 a 2016. Sócia fundadora da Associação Salgueiro Maia, a candidata é ainda membro da Associação Espaços Jacobeus e colaboradora em múltiplas iniciativas com a Associação dos Amigos do Caminho Português de Santiago, sediada em Pontevedra – cidade galega geminada com Barcelos.

7. ° Odete Sofia da Silva Lomba de Araújo, natural de Barcelos, é a sétima candidata que apresentamos à Câmara Municipal de Barcelos. Com 39 anos, é licenciada em Enfermagem e Especialista em Saúde Mental e Psiquiátrica. Mestre em Gerontologia Social e Doutora em Enfermagem, no ramo de Gerontologia e Geriatria, Odete é Professora Adjunta na Escola Superior de Enfermagem da Universidade do Minho. É, ainda, membro Integrado na Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: (UICISA: E) e membro colaborador no CINTESIS. Participa em vários projetos de investigação nacionais e internacionais. Com um vasto percurso profissional, é professora visitante em várias Universidades Europeias e na JUST University (Jordânia). De salientar a autoria de várias publicações no âmbito do envelhecimento, cuidado informal e saúde mental. A nível do associativismo, é membro da European Academy of Nursing Science e de outras associações profissionais na área da saúde. Realçamos ainda a sua colaboração como Editora Associada de revistas em Saúde Mental e Psiquiatria.

8. ° José Paulo Matias ocupa a oitava posição na lista candidata à Câmara de Barcelos. Industrial têxtil de profissão há mais de 30 anos, é formado em teologia pelo Instituto de Ciências Humanas e Teológicas do Porto.

9.° Nuno Evandro Serra Oliveira, de 44 anos, é o candidato que ocupa a 9. ° posição na lista à Câmara Municipal de Barcelos. É nutricionista de profissão, membro de várias Associações de Freguesia, membro do Conselho Geral do Agrupamento Rosa Ramalho, Presidente da Junta e membro da Assembleia Municipal. No seu percurso, conta ainda com passagens como membro de Associações de Estudantes, vogal de Assembleia de Freguesia, Secretário da Junta de Freguesia e membro da Direção de Basquetebol de Barcelos. Foi também voluntário em várias instituições do concelho.

10. ° Catarina Alexandra Igreja da Silva, natural de Vila Seca, é candidata à Câmara Municipal na décima posição. Com 27 anos é administrativa de contabilidade e vice-presidente da mesa de Plenários da JSD, cargo que ocupa desde 2019. A candidata é licenciada em Administração Pública, pós-graduada em Fiscalidade e com formação nas áreas de Legislação Laboral e de Auditorias a sistemas de Gestão. No seu percurso, Catarina destaca-se, também, pelo trabalho desenvolvido enquanto vogal da JSD no período de 2015 a 2019.

11. ° Filipe Emanuel Ramires Pinheiro, reside na União de Freguesias Campo e Tamel São Pedro Fins e apresenta-se como candidato à Câmara Municipal na 11. ° posição. Engenheiro Civil de profissão é ainda, Diretor do Serviço de Instalações e Equipamentos do Centro Hospitalar da Póvoa do Varzim e Vila do Conde; Presidente da Concelhia do CDS-PP de Barcelos; Membro da Distrital de Braga pelo CDS-PP e Membro da Assembleia Municipal. Mestre em Engenharia Civil e especializado em Engenharia Municipal, Filipe Pinheiro demarca-se pelo seu vasto percurso a nível político, como Vice-presidente da JC de Barcelos; Membro do Concelho Nacional do CDS-PP; Secretário da Mesa do Concelho Nacional; Membro da Assembleia da Comunidade Intermunicipal do Cávado e do Ave; Assessor da Vereação do Engenheiro Altino Bessa no primeiro mandato do atual presidente da Câmara de Braga – Ricardo Rio.

12. ° Maria José Simões é a 12ª candidata na lista para a Câmara de Barcelos. Aposentada, exerceu funções como vogal executiva do Hospital Santa Maria Maior, durante 14 anos. É licenciada em Gestão de Empresas.

13. ° Hugo Sousa Hugo Manuel Lopes de Sousa, natural de Alvelos é o candidato que ocupa a 13.° posição na lista candidata à Câmara Municipal de Barcelos. Médico de profissão, exerce funções no Hospital Santa Maria Maior e no Hospital Particular de Barcelos. É ainda, Técnico Superior de Saúde no Serviço de Virologia, no IPO Porto – sendo o responsável pelo Teste de HPV do Rastreio do Cancro do Colo do Útero da Região Norte e o subcoordenador da Unidade de Ensaios Clínicos de Fase Precoce, investigador Sénior no Grupo de Oncologia Molecular e Patologia Viral e professor auxiliar convidado no ISAVE. Licenciado em Microbiologia, mestre em Oncologia, doutorado em Ciências Biomédicas, e detentor do mestrado integrado em Medicina, Hugo Sousa conta com dezenas de artigos publicados em revistas científicas internacionais. É de salientar também as mais de 20 palestras realizadas em Eventos Científicos e as múltiplas participações em Congressos Científicos nacionais e internacionais. Hugo Sousa, galardoado com vários prémios, destaca-se ainda pela Orientação de alunos de licenciatura, mestrado e doutoramento e ainda pela sua intervenção na comunidade: Membro fundador da “Mais Juventude – Associação de Alvelos”; responsável local do “Um dia pela vida em Barcelos”, coordenado pela Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Norte; Mais de 40 palestras de intervenção na comunidade e ainda mais de 20 intervenções nos Meios de Comunicação Social (Televisão e Rádio).

14. ° Carlos Manuel Sousa e Silva, natural de Barqueiros, é o 14. ° candidato que apresentamos à Câmara Municipal de Barcelos. Com 60 anos, é Agente de Seguros e Gerente Comercial. No seu percurso conta com a passagem pelo Necessidades Futebol Clube, como Presidente, durante duas épocas; membro da Assembleia de Freguesia, Secretário e Tesoureiro da Junta de Freguesia, fundador da Confraria São João Baptista de Barqueiros e ainda empresário comercial no período de 1981 a 2011.

15. ° Vânia Marlene Matos Martins, natural de Remelhe, é a candidata que ocupa a 15. ° posição na lista candidata à Câmara Municipal de Barcelos. Com 37 anos é Licenciada em Ciências Económicas Empresarias e em Solicitadoria. Solicitadora de profissão, conta com a passagem por uma Empresa de Cotching e uma Empresa de Marketing e ainda exerceu funções como Secretária da mesa de Assembleia do Centro Social D. António Barroso em Remelhe.

16. ° José Manuel Carvalho Lopes tem 65 anos e é residente em Vila Boa. Na lista candidata à Câmara Municipal ocupa a 16. ° posição. Professor há mais de 40 anos é ainda, empresário, profissional de seguros e responsável/ coordenador da Fundação do Lions Club International, do qual é membro em Barcelos desde 1987. Detentor do curso de Magistério Primário, da Licenciatura em Supervisão Pedagógica, da Formação de Formadores e também da Pós-graduação em tecnologia educativa, José Manuel conta com a passagem como Membro da Assembleia Municipal; Responsável pela comissão de Fundos dos Bombeiros Voluntários de Viatodos – maior associação humanitária do país e ainda diretor e formador num escritório da “American Life” no período de1988 a 1995.

Populares