Eis o programa da Rampa da Falperra

Foto: DR

A edição de 2024 da Rampa Internacional da Falperra, que se disputará já entre os próximos dias 17 a 19 de maio, em Braga, terá um recorde de pilotos estrangeiros, prevendo-se sejam cerca de seis dezenas, mais de 50% do que é habitual.

A revelação a O MINHO partiu do presidente do Clube Automóvel do Minho (CAM), Rogério Peixoto, esta segunda-feira, à margem da sessão de apresentação daquela prova internacional, que decorreu no Salão Nobre da Câmara Municipal de Braga.

Rogério Peixoto referiu que “costumam participar na Rampa Internacional da Falperra entre 30 a 40 pilotos, só de outros países europeus, mas este ano contamos com cerca de 60 concorrentes estrangeiros”, o que constituirá um recorde para a competição.

Foto: Joaquim Gomes / O MINHO

A organização prevê a presença de mais de 150 mil espectadores, não só portugueses, como estrangeiros, em especial espanhóis e galegos em particular, segundo salientou Mário Rogério Peixoto, médico e ele próprio antigo piloto de automóveis.

O presidente do CAM revelou que “ainda esta semana teremos novidades ao nível dos competidores”, sem adiantar mais dados, mas O MINHO apurou, entretanto, que terá a ver com o reforço dos prémios individuais destinados aos principais classificados.

Foto: Joaquim Gomes / O MINHO

Nesta edição será utilizada uma frota de veículos elétricos por parte da organização do evento e será utilizada a comunicação digital.

A distribuição de água aos pilotos e às equipas deixará de ser feita em garrafas de plástico, passando a ser utilizados depósitos próprios e em copos biodegradáveis, numa ação promovida em parceria com a AGERE, além de que na época de plantio, e para compensar as emissões de carbono, está prevista a plantação de mais de 600 árvores.

A colocação de novos tapetes de asfalto permitiu, por exemplo, eliminar a depressão que existia na travagem para a “Curva da Morte”. Com os melhoramentos agora introduzidos, será de prever que os 5.200 metros de perímetro da rampa fiquem um pouco mais rápidos, ao mesmo tempo que para conforto dos espetadores serão colocadas ao longo da rampa mais WC portáteis.

Foto: Joaquim Gomes / O MINHO

Ricardo Rio destaca importância para Braga

Já o presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, considerou que “a Rampa da Falperra é um dos grandes momentos da vida da nossa cidade e do nosso concelho, sendo muito mais do que um evento desportivo, é um evento icónico e marcante”.

“E um evento que atrai milhares de aficionados do desporto motorizado para assistirem de perto a uma das mais emblemáticas provas do automobilismo internacional, gerando um retorno financeiro de largos milhões de euros para todo o nosso tecido comercial, nomeadamente para ao sector da restauração e da hotelaria”, salientou o autarca.

A prova tem a chancela da FIA e da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK), tendo Rogério Peixoto dito “estarem reunidas todas as condições para que esta edição da Rampa da Falperra repita o êxito já alcançado nos últimos anos”.

“Temos vindo a trabalhar para evoluir, a nível de organização, em todas as áreas, e o nosso grande foco este ano incidiu, em especial, tanto na segurança como na sustentabilidade ambiental”, explicou, adiantando que foram já colocados cerca de 150 metros de rails em toda a extensão da prova e que grande parte do traçado terá já um novo piso”, acrescentou Rogério Peixoto.

Desfile e transmissão em direto

A prova terá transmissão ‘live streaming’ nas redes sociais da Rampa Internacional da Falperra e no site do jornal Record, com transmissão pela CMTV, ao mesmo tempo que durante todo o traçado serão colocados ecrãs para que os espectadores possam assistir a todas as emoções da prova, tal como um sistema de sonorização, conforme tem vindo a ser cada vez mais melhorado.

Os espectadores terão 12 zonas de peão espalhadas por todo o perímetro, algumas das quais com acesso pago e ainda duas zonas de bancada com as zonas de peão localizadas em diferentes áreas da prova e o bilhete de peão dá acesso a todas as zonas.

Foto: Joaquim Gomes / O MINHO

Um dos momentos mais aguardados é a exposição de viaturas e o desfile pela Cidade. Nesta edição, a exposição de viaturas decorrerá junto ao Edifício do Pópulo, a partir das 11:30 do dia 17 de maio, e pelas 19:00 inicia-se o desfile em direção ao Monte da Falperra, passando pelas principais ruas da cidade, após o que subirá por Nogueira, Fraião, Esporões e até Espinho.

Como vem sendo habitual, os Transportes Urbanos de Braga (TUB) associam-se a este evento e disponibilizam um plano de transporte para a Rampa da Falperra, com bilhetes de ida e volta a 1€ (um euro), o que evitará a concentração de caros na zona.

Programa da 43ª Rampa Internacional da Falperra

Sexta-feira (17 de maio)

10:00/17:30 – Verificações Administrativas: Hotel João Paulo II, na Avenida Nossa Senhora do Sameiro.

10:30/18:00 – Verificações Técnicas: em frente ao Hotel João Paulo II, na Avenida Nossa Senhora do Sameiro.

11:30/19:00 – Exposição de Viaturas de Competição: Largo do Pópulo.

19:00 – Desfile de Viaturas de Competição pelas principais ruas da cidade de Braga.

Sábado (18 de maio)

07:30 – Fecho da Pista (Km 30 da EN 309), em Fraião (Braga).

08:30 – Warm Up do Campeonato de Portugal de Montanha.

09:30/12:05 – Treino Oficial 1: Rampa Regional, Campeonato de Portugal de Montanha e Campeonato Europeu de Montanha.

12:40/15:15 – Treino Oficial 2: Rampa Regional, Campeonato de Portugal de Montanha e Campeonato Europeu de Montanha.

15:50/16:50 – Corrida Oficial 1: Rampa Regional

17:25/18:25 – Corrida Oficial 1: Campeonato de Portugal de Montanha e Treino Oficial 3: Campeonato Europeu de Montanha.

Domingo (19 de maio)

07:00 – Fecho da Pista (Km 30 da EN 309)

08:00 – Corrida Oficial 2: Rampa Regional

09:35/10:35 – Corrida Oficial 1: Campeonato Europeu de Montanha e Treino Oficial 3: Campeonato de Portugal de Montanha.

11:50/12:50 – Corrida Oficial 2: Campeonato de Portugal de Montanha e Campeonato Europeu de Montanha.

14:05/15:05 – Corrida Oficial 3: Campeonato de Portugal de Montanha e Campeonato Europeu de Montanha.

16:00 – Pódio: Escadaria do Santuário do Sameiro.

 
Total
0
Shares
Artigos Relacionados