Eis o novo espaço da IKEA em Guimarães (saiba o que lá pode encontrar)

Abriu hoje
Foto: Rui Dias / O MINHO

A IKEA acaba de abrir, na manhã desta quarta-feira, um estúdio de planificação no centro comercial Espaço Guimarães. Trata-se de um espaço dedicado a ajudar os clientes a encontrarem soluções adaptadas de mobiliário e decoração para as suas casas, com um foco especial nas cozinhas e roupeiros. Ligado à loja de Braga, neste estúdio vai funcionar também um ponto de recolha.

O estúdio de planificação do Espaço Guimarães conta com uma equipa de oito trabalhadores, formados para ajudar os clientes a escolherem as melhores soluções de arrumação e organização para cozinhas, quartos e salas tomando em consideração as necessidades de cada cliente.

Foto: Rui Dias / O MINHO

Os profissionais do IKEA vão tomar em linha de conta o orçamento do cliente, “mas também o seu estilo, a forma como fantasia o espaço que está a criar e os seus sonhos”, afirma Elisabete Marinho, diretora da loja de Braga e responsável por este novo estúdio.

“Os estúdios de planificação são uma forma de estarmos mais próximos dos clientes. Temos vários espaços como este espalhados pelo país: Fórum Sintra (Sintra), CascaiShopping (Cascais), Rio Sul (Seixal), Alegro Setúbal (Setúbal), Fórum Coimbra (Coimbra), Leiria Shopping (Leiria), Almada Fórum (Almada) e Intermarché de Lagos (Faro), CC La Vie Funchal (Madeira), na Avenida da República (Lisboa) e Gaia Shopping (Vila Nova de Gaia), Palácio do Gelo (Viseu), Évora Plaza (Évora), Aveiro Retail Park (Aveiro) e Beja Retail Park (Beja)”, refere Cláudia Domingues, diretora de comunicação do IKEA.

Crescimento no online após a pandemia

A abertura destes estúdios não é alheia ao grande crescimento das vendas online da gigante sueca do mobiliário. “No último ano que fechamos, as vendas remotas (telefone) e no online representaram 24% do total. Antes da pandemia, este valor era de apenas 4%”, aponta Cláudia Domingues. A responsável reconhece que um crescimento desta magnitude, num espaço de tempo muito curto, “obrigou a adaptações”.

Foto: Rui Dias / O MINHO

Os clientes que desejarem ser atendidos no estúdio do Espaço Guimarães podem fazer a marcação na página de internet do IKEA ou diretamente ao balcão. Depois só têm de se dirigir ao local, onde terão um atendimento personalizado. “Continuamos fiéis ao conceito de ‘design democrático’, pelo facto de as pessoas aqui terem um atendimento personalizado, isso não significa que vão pagar mais”, esclarece Cláudia Domingues.

O espaço vai estar aberto de domingo a quinta-feira, das 10:00 às 22:00, e à sexta-feira e sábado, das 10:00 às 23:00. Neste estúdio funciona também um ponto de recolha, onde é possível levantar, sem custos adicionais, encomendas acima de 50 euros.

Ajuda desde a desmontagem da cozinha velha à montagem da nova

Para uma pessoa que esteja a criar um novo espaço em casa, os profissionais do estúdio de planificação podem ajudar desde o primeiro momento. Isto porque a IKEA tem soluções de desmontagem de cozinhas e de reciclagem de cozinhas, sofás e colchões. Os técnicos ajudam na compra dos novos móveis, tomando em consideração as questões estéticas e de estilo, mas também os pormenores práticos como medidas, pontos de água e de luz. A IKEA fornece ainda serviços de montagem através de uma equipa própria (no Norte) ou de parceiros em outros pontos do país.

Solução para os móveis velhos a pensar na sustentabilidade

Hoje em dia, uma das preocupações quando se faz uma renovação da decoração é a sustentabilidade. A IKEA já tinha o serviço 2.ª Vida, em que os produtos usados da marca eram recolhidos em qualquer loja, em troca de um vale. Desde há um mês, a marca sueca lançou a plataforma Preowned, um ‘marketplace’ onde é possível comprar e vender os produtos da empresa.

Na Preowned, os vendedores podem receber o valor total da venda, via transferência bancária ou optar por um vale IKEA com um bónus de 15%. A plataforma tem sido um sucesso, em um mês foram colocados à venda mais de mil produtos e registadas mais de 52 mil sessões.

Em Portugal a IKEA tem cinco lojas – Alfragide, Loures, Porto, Braga e Algarve – e emprega, só no setor do retalho, três mil pessoas, 278 delas na loja de Braga.

 
Total
0
Shares
Artigos Relacionados