“É importante criar o hábito de ganhar”

Carlos Carvalhal
Foto: SC Braga

Declarações após o jogo Arouca–SC Braga (1-2), da 10.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, disputado hoje em Arouca:

– Carlos Carvalhal (treinador do SC Braga): “Era um jogo que se antevia difícil, em que acho que nós tivemos o controlo na primeira parte, quase na sua totalidade, tirando ali uma ou outra situação nos últimos 15 minutos. Conseguimos chegar ao 1-0.

Na segunda parte, penso que foi na mesma toada conseguimos fazer o 2-0. Nessa altura, sem dar grandes oportunidades ao Arouca para chegar à nossa baliza, conseguimos depois ter uma ou duas, uma delas flagrante, para sentenciar o jogo com o terceiro golo, o que seria até de certa forma injusto para o labor da equipa do Arouca.

Não conseguimos fazer esse 3-0, então agarrámos o 2-0. Jogámos quinta-feira. O Arouca mudou de treinador, estava há uma semana a preparar o jogo. Evidentemente que, nos últimos 15, 20 minutos, a energia começou a falhar um pouco. Começaram a assumir mais o jogo e a criar mais oportunidades. Conseguiram fazer o 2-1 já praticamente ali no minuto 90 e, nos cinco minutos de compensação, não aconteceu nada.

Eu creio que é uma vitória inteiramente justa da nossa equipa, num jogo difícil. É importante, é uma vitória a mais. É importante criar o hábito de ganhar. E, evidentemente, vamos para a Suécia [defrontar o Elfsborg] com uma moral diferente, que não a teríamos se não tivéssemos vencido o jogo”.

– Vasco Seabra (treinador do Arouca): “Nós entrámos a tentar encontrar aquilo que tínhamos passado durante a semana. A equipa, por vezes, demorou um segundo a mais a saltar à pressão ou a conseguir encontrar os espaços ofensivamente. Aqueles primeiros 15 ou 20 minutos foram um bocadinho de mais ansiedade da nossa parte. Também porque entrámos contra uma equipa muito boa, que tem qualidade, mas também ligados a essa dúvida que, às vezes, ainda se encontrava. 

Fomo-nos soltando ao longo do tempo. Acabámos por, nesses primeiros 15 ou 20 minutos, sofrer um golo de penálti, sem o Sporting de Braga ter criado alguma oportunidade de golo. E a verdade é que isso coloca-nos a perder 1-0. A partir dos 20 minutos, nós fomos equilibrando o jogo e parece-me que, a partir dos 30, a equipa começou a dominá-lo e a conseguir chegar mais perto da baliza adversária.

Tivemos, na minha opinião, a possibilidade de chegar justamente ao intervalo empatados, com uma grande defesa do Matheus, numa excelente jogada nossa. O Ivo Rodrigues tem um ‘penálti em movimento’ para marcar. Na segunda parte, eu acho que nós entrámos praticamente a perder, no momento em que estávamos ainda a tentar encontrar o momento de empate. E, depois, os últimos 30 minutos da segunda parte foram de carregar muito no Sporting de Braga. Tivemos muitas oportunidades, muita chegada na baliza.

Estava a ver, há pouco, na televisão, que nos davam cinco oportunidades de golo e três para eles e parece-me que realmente foi isso que aconteceu. Custa, porque não temos pontos morais, mas dá-nos confiança para aquilo que vai ser o futuro”.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x