É este o palco altar para receber o Papa que irá custar mais de 4 milhões

Valor está a causar polémica
É este o palco altar para receber o papa que irá custar mais de 4 milhões

Já foram reveladas as imagens do projeto do altar-palco que irá receber o Papa Francisco na Jornada Mundial da Juventude, em Lisboa.

O altar-palco, cuja construção foi adjudicada por ajuste direto, tem gerado polémica devido ao seu custo: 4,2 milhões de euros mais um milhão para a cobertura.

A Câmara de Lisboa justificou hoje o investimento com as necessidades do evento e as características do terreno, sublinhando que a estrutura poderá receber 2.000 pessoas e continuará depois a ser utilizada.

Em conferência de imprensa no Parque Tejo, que no início de agosto irá acolher o certame, onde são esperadas cerca de 1,5 milhões de pessoas, o vice-presidente do município, Filipe Anacoreta Correia, apresentou o projeto do altar-palco, que terá nove metros de altura.

“Não tem nada a ver com outro palco feito em Portugal”, afirmou o autarca, sublinhando que é necessário garantir a visibilidade a uma longa distância, tendo em conta o número de participantes, e lembrando que o terreno em causa está localizado sobre um aterro.

A obra de construção do altar-palco onde o Papa Francisco vai celebrar a missa vai custar 4,2 milhões de euros à Câmara de Lisboa, numa empreitada atribuída por ajuste direto.

Segundo a informação disponibilizada no Portal Base da Contratação pública, “a construção foi adjudicada por 4,24 milhões de euros (mais IVA)”, somando-se a esse valor “1,06 milhões de euros para as fundações indiretas da cobertura”.

O vice-presidente da autarquia afirmou que a utilização do altar-palco “não se esgota no evento”, prevendo-se que a sua construção tenha retorno após a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), devido ao interesse de promotores de eventos.

“A câmara já teve manifestações de interesse para o palco ser utilizado para futuros eventos”, disse.

Na terça-feira, o presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, referiu que sabia que a construção do altar-palco iria ficar muito cara, acrescentando que será realizada com as especificações indicadas pela Igreja Católica.

“Queremos que esse palco, essa infraestrutura, fique para o futuro e que muitas dessas infraestruturas fiquem para o futuro. Eu sabia que isto ia ser muito caro, que era um investimento muito grande para a cidade”, indicou Moedas.

“Qualquer comparação de preço, qualquer comparação de custos não se consegue comparar, porque nós nunca tivemos algo desta dimensão”, afirmou.

A JMJ é o maior encontro de jovens católicos de todo o mundo com o Papa, que acontece a cada dois ou três anos, entre julho e agosto.

Lisboa foi a cidade escolhida em 2019 para acolher o encontro de 2022, que transitou para 2023 devido à pandemia de covid-19.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Tragédia em esposende. Movimentos de terra em lotes vizinhos não foram licenciados

Tragédia em Esposende. Movimentos de terra em lotes vizinhos não foram licenciados

Próximo Artigo
Líder do be diz que governo anda enredado em "escândalos" e não dá respostas

Líder do BE diz que Governo anda enredado em "escândalos" e não dá respostas

Artigos Relacionados