Na manhã desta quarta-feira, a meio do mês de abril, numa altura em que os nevões já não são tão esperados, as serras do Minho pintaram-se de branco.
Melgaço, Monção e Arcos de Valdevez e Vieira do Minho são alguns locais de onde chegam imagens de um manto branco a cobrir as zonas mais altas.
A aldeia de Castro Laboreiro, como mostram imagens do comerciante local Adílio Pereira, acordou com alguma acumulação de neve, tendo nevado com intensidade durante a manhã.
“A cota de neve está acima dos 1.000 metros, com registos mais expressivos em Lamas de Mouro e Castro Laboreiro, mas também em Parada do Monte e na Branda da Aveleira, no topo das montanhas, se registou queda de neve”, refere o Município de Melgaço.
A autarquia adiantava, durante a manhã, que a Proteção Civil estava “no terreno a acompanhar a situação, acautelando adversidades que possam surgir”, mas que não havia registo de estradas cortadas.
Em Monção, um manto branco envolveu a branda de Vale de Poldros, como mostram as imagens de Carlos Barreiros.
O autarca de Cabana Maior, em Arcos de Vadelvez, Joaquim Campos, mostram como as terras altas naquela região acordaram.









A Serra da Cabreira, em Vieira do Minho, também não escapou a este nevão tardio, como mostram as fotografias da empresa Rota de Emoções.
Como O MINHO deu conta, os distritos de Braga e Viana do Castelo estiveram sob aviso amarelo devido à queda de neve entre as 00:00 e as 15:00 de hoje.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera alerta para queda de neve acima de 800/1.000 metros de altitude, com acumulação até cinco centímetros nos pontos mais altos.
O aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, é emitido sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.