É de Caminha a nova secretária de Estado da Habitação. Ponte da Barca ‘ganha’ uma deputada

Remodelação no Governo
É de caminha a nova secretária de estado da habitação. Ponte da barca 'ganha' uma deputada

A nova secretária de Estado da Habitação é Marina Gonçalves, deputada do PS natural de Caminha. A alto-minhota foi nomeada esta quarta-feira pelo Governo na remodelação efetuada em que foram trocados cinco secretários de Estado.

Eleita para a Assembleia da República (AR) em 2017 pelo distrito de Viana do Castelo, Marina Gonçalves era já uma figura em ascensão nesta legislatura, depois de ter sido indicada como vice-presidente da bancada parlamentar socialista no hemiciclo.

Natural de Seixas, a caminhense foi eleita para a AR em segundo lugar das listas do PS, logo atrás de Tiago Brandão Rodrigues, ministro da Educação natural de Paredes de Coura.

Com esta nomeação, Marina Gonçalves deixou o lugar vago na bancada socialista, que passa a ser ocupado por Sílvia Torres, ex-vereadora na Câmara de Ponte da Barca, de onde é natural.

Costa troca cinco secretários de Estado

O primeiro-ministro propôs hoje a substituição de cinco secretários de Estado do seu Governo ao Presidente da República, que aceitou essas mudanças que abrangem os ministérios da Educação, Saúde, Infraestruturas e Habitação, e Mar.

Esta informação consta de uma nota publicada no portal da Presidência da República na Internet.

No Ministério da Educação, a ex-presidente da Câmara de Odivelas e deputada do PS Susana Amador deixa as funções de secretária de Estado da Educação, sendo substituída pela jurista Inês Ramires.

Jamila Madeira, antiga líder da Juventude Socialista, eurodeputada e dirigente do PS, sai das funções de secretária de Estado Adjunta e da Saúde, cargo que passa a ser desempenhado por António Sales, que sobe assim na hierarquia da equipa liderada pela ministra Marta Temido.

Para a equipa do Ministério da Saúde, entra como novo secretário de Estado Diogo Serras Lopes, até aqui vice-presidente do conselho diretivo da Administração Central do Sistema de Saúde e que foi assessor para as questões económicas no gabinete do primeiro-ministro, António Costa.

Na equipa do ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, são exonerados os secretários de Estado Adjunto e das Comunicações, Alberto de Souto de Miranda, e da Habitação, Ana Pinho, sendo substituídos respetivamente por Hugo Santos Mendes e pela vice-presidente da bancada socialista Marina Gonçalves.

No Ministério do Mar, José Apolinário abandona as funções de secretário de Estado das Pescas para se candidatar em outubro à eleição para presidente da Comissão de Coordenação e Regional do Algarve, cargo que passa a ser desempenhado por Teresa Estêvão Pedro, advogada e que foi representante de Portugal no Conselho de Administração da Agência Europeia de Controle das Pescas entre 2010 e 2012.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Empresa e amigos em choque com a morte de chiquinho no gerês

Empresa e amigos em choque com a morte de Chiquinho no Gerês

Próximo Artigo
Póvoa de lanhoso com 26 casos ativos de covid-19

Póvoa de Lanhoso com 26 casos ativos de covid-19

Artigos Relacionados