É de Barcelos o “Bombeiro do ano”

Manuel Ribeiro
Manuel Ribeiro. Foto: DR

Manuel Ribeiro, bombeiro de 1.ª da corporação dos Bombeiros Voluntários de Barcelos, venceu o Prémio Bombeiro de Mérito de 2023, atribuído amanhã pela Liga dos Bombeiros Portugueses, no Entroncamento, durante a cerimónia do Dia Nacional do Bombeiro.

O louvor foi atribuído a Manuel Ribeiro por ter resgatado um jovem de 17 anos que se afogava no rio Cávado, em Barcelos. no dia 27 de junho de 2023.

Como O MINHO noticiou, Manuel Ribeiro e José Manuel estavam a limpar os jacintos do rio Cávado, em  Barcelos, quando ouviram gritos de socorro junto ao areal de Barcelinhos. De imediato apontaram o barco ao local e enquanto um chamava os meios de socorro, o outro atirava-se à água para evitar uma tragédia. Salvaram de afogamento um jovem de 17 anos.

“Estávamos aqui a trabalhar na água, na limpeza dos jacintos, a 100 metros do sítio onde o jovem se ia afogar. Ouvimos pessoas aos gritos, fomos lá ver e, enquanto eu ligava ao 112, o meu colega atirou-se à água, sem roupa, para ir buscá-lo. Eu ajudei-o a tirá-lo para o areal e a fazer manobras. Se não fosse tão rápido, agora [o jovem] estava no fundo da água”, conta a O MINHO Manuel Ribeiro, de 56 anos, bombeiro nos Voluntários de  Barcelos há 36, e que também trabalha na empresa que está a limpar o rio Cávado.

“Atraquei o barco, ele lançou-se à água”

Na memória tem ainda o filme do tempo bem gravado: “Atraquei o barco, ele [José Manuel] lançou-se à agua. Tirou a roupa, foi todo nu. O miúdo ia abaixo, vinha acima. Se o meu colega não chega tão rápido, se não lhe bota logo a mão, nunca mais o via, foi por segundos”.

O jovem, da freguesia de Góios, no concelho de  Barcelos, que estava com um grupo de amigos e não sabia nadar, saiu da água “desfalecido”.

“A sorte dele foi estarmos aqui”

“Fiz manobras, ele começou a deitar água para fora e ficou consciente”, recorda Manuel Ribeiro, destacando o papel do colega, José Manuel, de 63 anos, que é “homem do rio” e “muito corajoso”.

“A sorte dele [do jovem] foi estarmos aqui a trabalhar, graças a Deus estávamos no sítio certo”, conclui.

Como O MINHO noticiou, após a chegada da VMER, o jovem foi transportado para o Hospital de Barcelos considerado ferido ligeiro.

Para o local foram mobilizado vários meios dos Bombeiros de Barcelinhos e  Barcelos.

Com Pedro Luís Silva.

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

Motociclista em estado grave após choque na estrada da Caniçada

Próximo Artigo

Diogo Dalot vence Taça de Inglaterra

Artigos Relacionados
x