“É agosto em todo o mundo, mas em Coura é tempo de partir para uma nova aventura”

Última intervenção pública do presidente da Câmara Vítor Paulo Pereira
"é agosto em todo o mundo, mas em coura é tempo de partir para uma nova aventura"

O presidente da Câmara de Paredes de Coura, Vitor Paulo Pereira, fez a sua última intervenção pública antes de concluir o terceiro mandato, destacando o impacto transformador do trabalho coletivo, durante as celebrações do Dia do Concelho, este domingo.

“Daqui a uns anos, gostaríamos que falassem de nós todos como de um sonho, mesmo que imperfeito ou ingénuo. Seria o sinal de que o nosso trabalho valeu a pena, o sinal do amor que todos temos pela nossa terra e o sinal de que a vida das pessoas mudou para melhor”, afirmou, celebrando a colaboração com “pessoas motivadas, com pessoas que acreditam que os sonhos não são um devaneio, mas uma força que transforma os territórios e muda a vida das pessoas”.

O autarca, que deixa a presidência em outubro, deixou ainda perspectivas para o futuro: “Amanhã será um novo dia, começa um novo caminho. Famintos de infinito e cheios de sonhos partiremos sem alarido porque quem ama cuida em silêncio. É agosto em todo o mundo. Mas em Coura é apenas o tempo de partir para uma nova aventura.”

O “legado” inclui a ligação à autoestrada A3 e a instalação da primeira fábrica de vacinas em Portugal. Vitor Paulo Pereira reivindica para o seu mandato ainda milhões de euros em exportações e quedas no desemprego, a reconquista do Tribunal de Paredes de Coura, e iniciativas culturais como a Escola do Rock (premiada pela Universidade do Minho) e a Lego Fan Weekend.

O autarca afirmou ainda que “para compreendermos uma vida ou um tempo temos que juntar tudo para percebê-la: ábricas, livros, meninos a tocar trompetes, legos, estradas, casas felizes, chuva, solidão, alegria, tristeza, sol, coragem, fortuna, derrota, felicidade, fragilidade, vitória. Tudo, tudo. Para compreender uma vida ou um tempo é preciso contar histórias. Espero sinceramente que um dia alguém conte a nossa história, não para a vanglória humana, mas apenas para que esta seja inspiração para os nossos filhos, que terão a missão de continuar a escrevê-la.”

Vítor Paulo Pereira destacou ainda o simbolismo dos Combates de Travanca, evocados no Dia do Concelho, que recorda a resistência courense ao exército castelhano em 1662: “Os Combates da Travanca são o mito real da nossa força que tanto se fundamenta no ferro das armas como no imaginário da lenda. Ser courense não é um atributo a priori da nossa existência histórica, mas um processo – simultaneamente, real e imaginário, sensível e inteligível – que introduz, através da coragem e das glórias passadas, um certo exemplo no presente que dá sentido de caminho às gerações futuras que têm de transportar este legado de dignidade, esforço e altruísmo”.

Homenagens

A cerimónia incluiu a entrega de medalhas a personalidades e instituições que contribuíram para o concelho. Tiago Brandão Rodrigues, ex-ministro da Cultura, recebeu a Medalha de Honra Dourada do Município, sendo elogiado como alguém que “como ninguém, ilustras, em várias áreas, a possibilidade da combinação da política, da docência universitária, da investigação científica e agora da gestão empresarial. Congregas em ti o verdadeiro espírito renascentista”.

Camilo Lemos, administrador do Grupo Akwel, foi agraciado com a Medalha de Mérito Prateada pelo impacto económico da empresa. “Estivemos e estamos sempre prontos a colaborar nos seus projetos de expansão. É, pois, uma grande honra e um privilégio único, homenagear empresários que acreditam na gente de Paredes de Coura”, declarou Vítor Paulo Pereira.

Outros agraciados incluíram Palmira Ribeiro Costa (Medalha de Mérito Dourada), José Henrique do Vale, Jorge Manuel Taveira Lopes, o Clube de Natação e Cultura, a Associação Cultural e Desportiva Nossa Senhora da Purificação de Formariz, o Moto Clube Amigo das Duas Rodas (Medalhas de Mérito Prateadas), e Alcídio dos Santos Reis Esteves, Anselmo Manuel Araújo Rodrigues, Ilídio Felgueiras de Carvalho, Manuel da Silva Dias e Manuel António Barbosa da Silva (Medalhas de Bons Serviços Douradas)

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Abb mostra imagens da obra "mais importante" de mário constantino em barcelos

ABB mostra imagens da obra "mais importante" de Mário Constantino em Barcelos

Próximo Artigo
Minho sob aviso amarelo por causa do calor

Minho sob aviso amarelo por causa do calor

Artigos Relacionados