A Universidade do Minho distinguiu, esta tarde, duas centenas de estudantes com bolsas de excelência e mérito pelo seu percurso académico “exemplar”.
A cerimónia decorreu no salão medieval do Largo do Paço, em Braga. Na sessão intervieram o reitor, Rui Vieira de Castro, a vice-reitora para a Educação e Mobilidade Académica, Filomena Soares e a presidente da Associação Académica (AAUMinho), Margarida Isaías.
Houve 167 alunos a receber a bolsa de excelência, com o valor pecuniário igual ao da propina e o respetivo diploma.

“A UMinho tem vindo a distinguir anualmente com esta bolsa os estudantes de todas as licenciaturas e mestrados integrados que obtiveram a melhor nota de candidatura e de cada ano do respetivo curso, desde que igual ou superior a 17 valores. Esta iniciativa teve início em 2012 e representa um investimento acumulado superior a um milhão de euros, traduzindo o modo particular com que esta academia reconhece o trabalho e o percurso académico dos seus alunos”, explica a UMinho, em comunicado enviado às redações.
O evento incluiu, ainda, a atribuição de 40 bolsas de estudo por mérito do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, para estudantes da UMinho com “aproveitamento excecional” em cada ano curricular, com média ponderada igual ou superior a 16 valores.
“Esta bolsa tem um valor anual igual a cinco vezes o valor da retribuição mínima mensal garantida em vigor no início do ano letivo em que é entregue”, refere.