O Masters Braga 2021 The Hill Climb Race, da FIA, que decorrerá já no próximo fim de semana, na Rampa Internacional da Falperra, será protagonizada por um “duelo” especial, entre os italianos Faggioli e Merli, com o francês Sébastien Petit sempre de olhos postos naqueles que são os mais recentes arquirrivais nas provas de automobilismo mundial de montanha – e que têm feito as delícias dos aficionados, aguardando-se que acorram aos milhares.
O traçado inigualável da Falperra, acolherá sábado e domingo, a quarta edição do Masters Braga 2021 The Hill Climb Race, uma prova inovadora e recente da FIA, organizada pelo Clube Automóvel do Minho (CAM), onde nem o facto de o percurso ser inferior, ao que é habitual em provas do Europeu, tirará o interesse acrescido que sempre desperta.
Não só porque pela primeira vez Braga receberá mais de uma centena e meia dos melhores pilotos mundiais e as seleções nacionais de dezena e meia de países, mas também por um “duelo” especial entre Faggioli e Merli, porque até agora ganharam, ambos uma vez, aquela prova, pelo que se um dos dois italianos vencer já para a semana, em Braga, ficará em vantagem, um relativamente ao outro, enquanto o francês Sébastien Petit, terceiro na anterior edição, em Itália, acalenta a esperança de melhorar na classificação e, se não vencer, pelo menos obter eventualmente um segundo lugar, ele que conhece muito bem o traçado da Falperra.
Aliás, foi na última edição da Rampa Internacional da Falperra, em 2019, que Sébastien Petit protagonizou o aparatoso despiste, seguido de incêndio, acidente que inviabilizou a terceira subida oficial de prova, quando escapou, ileso, na reta já antes da Curva da Morte.
Mas atenção também a Diego Degasperi, o piloto italiano, de Trento, um dos melhores, a nível classificativo, que já anunciou irá apostar nesta prova mundial, em Braga, o mesmo acontecendo com Guy Demuth, que, aliás, faz parte da seleção luxemburguesa, bem como o italiano Fausto Bormolini, que já venceu a Rampa Internacional da Falperra, em 2011.
Após a primeira edição do Masters FIA The Hill Climb Race, em 2014, no Luxemburgo, ter sido ganha pelo francês Nicolas Schatz, em 2016, na República Checa, venceu Simone Faggioli e no ano de 2018, em Itália, a última edição foi conquistada por Christian Merli, sendo que a prova já então aprazada para Braga em 2020 se realizará somente este ano, o que ficou a dever-se, como se sabe, às contingências da pandemia.
Simone Faggioli, recorde-se, tem já o recorde absoluto de vitórias (ao todo seis) na Rampa Internacional da Falperra, mais uma que o espanhol Andrés Vilariño, mas Merli, apesar de só ter vencido uma vez, em Braga, precisamente na ultima edição, em 2019, ostenta o melhor tempo (1m46.944), na Rampa Internacional da Falperra, que venceu há dois anos por escassíssimos dois segundos e 40 milésimas, em relação ao seu compatriota Faggioli, obtendo a média de 175.04 quilómetros horários, no Campeonato Europeu de Montanha.
O Masters FIA The Hill Climb Race, também em Braga, será caraterizado por um traçado de 2.970 metros (e não os 5.200 metros da clássica Rampa Internacional da Falperra), só que a partida será do mesmo local (quilómetro 39 da Estrada Nacional 309), com a meta pouco depois do Entroncamento das Taipas (quilómetro 42 da EN309), a seguir à Chicane e mesmo assim com 17 curvas (ou Ss, como são designadas, na gíria automobilística), em ascensão gradual de 141 metros de altitude, não passando pela chamada Curva da Morte.
A razão de os traçados do Masters FIA The Hill Climb Race deve-se principalmente ao facto de os carros dos pilotos britânicos terem pequenos depósitos de combustível, com cerca de cinco litros, não permitindo percorrer mais do que três quilómetros, mas também à preocupação da FIA em não submeter os concorrentes a percursos mais perigosos, pois segurança e prevenção são regras de ouro da Federação Internacional de Automobilismo.
Portugal com 16 pilotos
Portugal tem uma seleção nacional com seis pilotos (quatro titulares e dois suplentes), só que a título individual correrão mais dez concorrentes, num total de 16 candidatos, alguns dos quais já estiveram no Masters FIA, disputado em Gubbio, Itália, em outubro de 2018.
Um dos concorrentes é Pedro Salvador, um versátil piloto que tem acumulado troféus em várias modalidades de automobilismo, tendo vencido a Rampa Internacional da Falperra., em 2016, num ano em que os pilotos do Campeonato Europeu de Montanha se recusaram a participar, devido às condições atmosféricas, caraterizadas por uma forte pluviosidade.
A lista integral dos 16 pilotos portugueses e seus automóveis é a seguinte: Alberto Pereira (Honda Civic Type R), António Rodrigues (BRC CM 05 Evo), Daniela Marques (Subaru Impreza WRX STI), Francisco Milheiro (Peugeot 106 Driver), Hélder Silva (BRC BR53), Paulo Silva (Audi RS3 LMS), Sérgio Nogueira (Renault Clio RS), Joaquim Teixeira (Seat Cupra TCR SEQ), Joaquim Rino (BRC B49 Evo), José Carlos Almeida (BMW M3 E36), José Correia (Nissan GT R Nismo GT3), Luís Nunes (Ford Fiesta ST R5), Manuel Rocha Sousa (Seat Cupra TCR (SEQ)/ Wild Card), Parcídio Summavielle (Renault Clio RS R3), Pedro Salvador (Silver Car CS/Wild Card) e de Pedro Marques (Porsche 991 GT3 CUP).
RESULTADOS – MASTERS FIA
1º EDIÇÃO – 2014 – LUXEMBURGO
PILOTOS INDIVIDUAIS SELEÇÕES NACIONAIS
1. Nicolas Schatz (França) 1. Itália
2. Scott Moran (Reino Unido) 2. Suíça
3. Éric Berguerand (Suíça) 3. Áustria
2ª EDIÇÃO – 2016 – REPÚBLICA CHECA
PILOTOS INDIVIDUAIS SELEÇÕES NACIONAIS
1. Simone Faggioli (Itália) 1. Eslováquia
2. Christian Merli (Itália) 2. Suíça
3. Scott Moran (Reino Unido) 3. Áustria
3ª EDIÇÃO – 2018 – ITÁLIA
PILOTOS INDIVIDUAIS SELEÇÕES NACIONAIS
1. Christian Merli (Itália) 1. Luxemburgo
2. Simone Faggioli (Itália) 2. Itália
3. Sébastien Petit (França) 3. Eslovénia