O presidente da Câmara Municipal de Barcelos inaugurou, esta quarta-feira, as obras de requalificação e ampliação da EB1/JI de Cristelo e as obras de requalificação da Escola Básica de Alvito S. Pedro.
Acompanhado pela vereadora da Educação, Mariana Carvalho, e pelos presidentes de junta das duas freguesias, Mário Constantino Lopes reafirmou o setor da Educação como grande prioridade estratégica do desenvolvimento do concelho: “Ao dotarmos o nosso parque escolar de melhores condições, potenciamos a qualidade das instalações, mas, sobretudo, tornamos a escola num local onde os alunos gostam de estar, de aprender e de brincar”.
Em comunicado, a Câmara refere que o autarca barcelense aproveitou a ocasião para agradecer o trabalho da equipa da Educação do Município, o empenho e dedicação dos professores, e a colaboração das Juntas de Freguesia, anunciando que a melhoria do parque escolar “vai continuar, através da intervenção de melhoria de eficiência energética prevista para todos os estabelecimentos de ensino”.
![](https://ominho.pt/wp-content/uploads/2025/02/EB1_JI-de-Cristelo-1024x683.jpg)
Nas obras agora inauguradas, o Município investiu 393 mil euros: 245 mil na intervenção efetuada na escola de Cristelo e 148 mil na requalificação da escola de Alvito S. Pedro.
Na escola EB1 e JI de Cristelo, houve a necessidade de ampliar o edifício para poder integrar a valência de Educação Pré-Escolar. Assim, foi criado um novo corpo e ampliada a área destinada a recreio coberto do recinto escolar.
O novo edifício comporta sala de atividades, sala polivalente, gabinete de educadores e instalações sanitárias.
Em Alvito S. Pedro, os trabalhos efetuados na escola local destinaram-se a uma “remodelação total do interior, nomeadamente através da colocação de tetos e paredes em pladur, aplicação de pavimentos em vinil, novas portas e caixilharias, execução de trabalhos de pichelaria, pinturas exteriores e interiores, e colocação de gradeamento nas escadas interiores”.
Além destas melhorias, a empreitada incluiu nova iluminação, sistemas de alarme e de segurança e fornecimento de módulos de internet.
No exterior, foram reparados os equipamentos infantis e feitas reparações nas instalações sanitárias.