Cerca de 20 cegos e amblíopes de Viana do Castelo requisitam, todos os meses, na sala de leitura especial da biblioteca municipal, a agenda cultural editada em braille, para “permitir, a todos os cidadãos, o pleno acesso à informação”.
A responsável por aquele serviço, Ana Paula Pereira, adiantou, esta quinta-feira, que as agendas em braille são disponibilizadas “mediante requisição dos interessados para não evitar a produção desnecessária de exemplares”.
A edição da agenda cultural – que reúne as atividades desportivas, exposições e eventos culturais do município -, em braille surgiu do objetivo da equipa de acessibilidades do gabinete cidade saudável no âmbito do projeto “Informar com novo Olhar” e do serviço especial de leitura da biblioteca municipal.
Ana Paula Pereira adiantou que inicialmente a edição era produzida fora do concelho “o que acaba por originar atrasos na entrega”.
A partir de 2012 “todo o trabalho de edição em braille começou a ser realizado na sala de leitura da biblioteca municipal, o permitiu que as agendas culturais estejam na posse das pessoas que as requisitam no primeiro dia de cada mês”.
Além desta iniciativa, que “pretende democratizar o acesso à informação municipal”, a biblioteca municipal de Viana do Castelo também disponibiliza um computador com software’ específico para leitura de ecrã, ampliação e reconhecimento de texto digitalizado.
Fique a par das Notícias de Viana do Castelo. Siga O MINHO no Facebook. Clique aqui