Duas cabras-monteses encontradas com a cabeça decepada na Peneda-Gerês

Pode ser troféu de caça

Duas cabras-monteses foram encontradas com a cabeça decepada no Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG), entre o final do ano passado e o início deste ano, confirmou hoje a O MINHO o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

De acordo com a página O Gerês, no final de 2021 ouviram-se tiros no PNPG que davam “a impressão que andavam a caçar o nosso Ibex Ibérico [cabra-montês] na época de acasalamento, facto que se viria a comprovar dias depois quando se achou a carcaça do animal sem a respectiva cabeça, que na linguagem de caça, significa troféu para embalsamar”. Em janeiro, foi encontrada “exatamente no mesmo local” uma “nova carcaça de um Macho Montês” com a cabeça decepada.

Recorde-se que a cabra-montês não pode ser caçada, em Portugal, por ser espécie protegida.

Fonte especializada disse a O MINHO que não se descarta a hipótese de se tratar de caça, mas também poderá ter sido, como já terá acontecido, as cabras-monteses serem mortas por lobos e alguém que viu a carcaça serrar-lhe a cabeça, por causa dos cornos.

Questionado por O MINHO, o ICNF afirma que tem conhecimento das duas situações e que está a fazer “diligências para o apuramento das circunstâncias da ocorrência”.

O ICNF refere também não ter conhecimento de mais casos.

O Instituto adianta, ainda, que “foi reforçada a vigilância na zona através dos Vigilantes da Natureza do ICNF e informado o Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente da GNR”.

“Será igualmente efetuada comunicação ao Ministério Público dos factos apurados na investigação em curso”, conclui o ICNF.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x