A dst telecomunicações, a unidade de negócio das telecomunicações do Grupo dst, de Braga, vai atingir 500 mil casas cobertas com fibra ótica, até ao início de 2020, operando em 30 novos municípios.
A parceria com a Cube Infrastructure Fund II (“Cube”) – agora anunciada – “dá continuidade ao Programa de Investimento que permitirá aumentar em 50% a cobertura e dará oportunidade para expansão internacional das operações”.
Fonte da empresa lembra que “o Grupo dst iniciou em 2008 o desenvolvimento do conceito de operador de operadores em Portugal de forma totalmente inovadora, sendo que a dst telecomunicações é hoje líder como operador de rede de fibra ótica de acesso aberto em Portugal. Desde 2008, foram investidos mais de 120 milhões de euros em infraestruturas nesta área”.
Esta expansão – acrescenta – “continuará a integrar as mais modernas tecnologias para acomodar o acesso partilhado de todos os operadores de telecomunicações de país que, na sua maioria, estão já a utilizar a rede existente. O Programa de Investimento será fundamentalmente desenvolvido nos dois próximos anos, estando previsto construir um terço da nova rede já em 2018 e dois terços até ao início de 2020.”
José Teixeira, presidente do Grupo dst diz-se “muito satisfeito com a parceria com a Cube, que se tem revelado o parceiro ideal não só pela capacidade demonstrada para trabalhar em equipa, mas também pela sua experiência e presença internacional”.
E acentua: “Este investimento vai-nos permitir atingir o objetivo de pôr à disposição dos nossos clientes, que são os principais operadores de telecomunicações do país, um mínimo de 500 mil casas, mas não esgota a nossa ambição de continuar a crescer em novas áreas”.
Renaud de Matharel, CEO da Cube Infrastructure Managers diz-se entusiasmado em trabalhar com o Grupo dst, um parceiro forte e respeitável, com um grande espírito empreendedor e com uma visão partilhada relativamente a infraestruturas de comunicação.