Doutores Palhaços levam alegria às crianças internadas no Hospital de Guimarães

Foto: DR

A Operação Nariz Vermelho (ONV) inaugurou o programa de visitas neste último trimestre de 2023 no Hospital da Senhora da Oliveira, em Guimarães, foi hoje anunciado.

Além de Guimarães, também o Centro de Reabilitação do Norte, sob alçada do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho, abriu as portas aos Doutores Palhaços, que “receitam alegria às crianças hospitalizadas, às suas famílias e aos profissionais hospitalares”.

No Hospital de Guimarães, a dupla de Doutores Palhaços vai visitar todas as quintas-feiras a Pediatria, Neonatologia, Obstetrícia, Consultas Externas e Urgências, e no Centro de Reabilitação Norte a dupla de artistas vai passar às segundas-feiras pelo Internamento Pediátrico Permanente e pelos Ginásios Pediátricos, que incluem o Ambulatório, Terapia Ocupacional e Terapia da Fala.

Nestas instituições, os Doutores Palhaços passarão a realizar mais cerca de 250 encontros com as crianças por mês. Algumas crianças vão ser visitadas várias vezes, nos casos dos internamentos prolongados e das doenças crónicas, mas também as crianças que vão apenas a consultas pontuais e às urgências terão oportunidade de receber uma dose de alegria para animar a sua passagem pelo hospital.

“O nosso sonho é que todas as crianças internadas nas pediatrias dos hospitais portugueses possam um dia receber a visita e testemunhar a alegria dos Doutores Palhaços, e a chegada a estes novos hospitais é mais um passo importante que damos nessa direção, pela variedade dos serviços que vamos visitar e pelo número de crianças que lá vamos encontrar”, afirma Luiza Teixeira de Freitas, presidente da ONV, citada em comunicado enviado a O MINHO.

“Ficamos muito gratos ao Hospital de Guimarães e ao Centro de Reabilitação do Norte por nos receberem de braços abertos e deixarem os nossos artistas espalhar música, humor e boa disposição pelos seus corredores e salas, ao encontro das crianças, das suas famílias e dos profissionais hospitalares, os nossos grandes aliados nesta Missão de Alegria”, acrescenta.

Atualmente, a ONV visita mais de 140 serviços pediátricos em 19 hospitais, em Lisboa, Setúbal, Porto, Gaia, Braga, Coimbra e, agora, também Guimarães, num total de cerca de 45 mil encontros entre os Doutores Palhaços e as crianças hospitalizadas.

A ONV, fundada em 2002, é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) e a sua missão é garantir um programa contínuo de visitas aos serviços pediátricos dos hospitais portugueses, através da arte de palhaços profissionais.

Estes artistas têm formação específica e trabalham em estreita colaboração com os profissionais dos hospitais, realizando atuações adaptadas a cada criança e a cada momento.

O trabalho destes artistas é remunerado e a associação oferece este serviço aos hospitais, financiando-se junto da comunidade, através de donativos, de particulares e de empresas, da venda de merchandising e de campanhas de angariação de fundos como o Dia do Nariz Vermelho, o apelo à consignação do IRS e a campanha de Natal.

A ONV conta com uma equipa de 33 Doutores Palhaços e 19 profissionais nos bastidores, que trabalham áreas como Comunicação, Eventos, Angariação de Fundos, Investigação Científica no Centro de Investigação e Pesquisa, Relação Hospitalar e serviços administrativos.

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

Câmara de Viana paga 242 mil euros por compra de delegação da RTP

Próximo Artigo

Proteção Civil registou até às 12:00 de hoje 72 ocorrências devido ao mau tempo em Portugal continental

Artigos Relacionados
x