Os três novos vereadores na maioria que governa a Câmara de Guimarães, Paulo Lopes Silva, Nelson Felgueiras e Ana Berkeley Cotter, têm a seu cargo os pelouros da cultura, do turismo, do desporto e do urbanismo.
As competências atribuídas a cada um dos sete vereadores eleitos pelo PS nas autárquicas de 26 de setembro encontram-se num despacho emitido hoje à tarde pelo presidente da Câmara, Domingos Bragança, reeleito para um terceiro e último mandato.
Paulo Lopes Silva vai ser o responsável pela cultura e pelo turismo nos próximos quatro anos, tendo ainda assumido a presidência da cooperativa A Oficina, responsável pela programação dos equipamentos culturais do município.
Mestre em engenharia de sistemas pela Universidade do Minho o líder do departamento nacional de dados no PS entre julho de 2012 e dezembro de 2014, o político, de 34 anos, assume também os pelouros da modernização administrativa e qualidade, dos sistemas inteligentes e de informação, de atendimento ao público e de recursos humanos.
Já Nelson Felgueiras, presidente da Comissão Nacional da Juventude Socialista entre 2018 e 2020, tem a seu cargo os pelouros do desporto e da juventude.
Licenciado em direito pela Universidade de Coimbra, o político de 31 anos vai ainda encarregar-se dos pelouros da fiscalização, da polícia municipal, das contraordenações e das execuções fiscais.
Ana Berkeley Cotter, de 35 anos, mestre em arquitetura e urbanismo pela Universidade de Évora, é responsável pelo urbanismo e também pela gestão do centro histórico de Guimarães.
Os outros representantes socialistas transitam do mandato anterior, com o presidente, Domingos Bragança, a assegurar as obras municipais, o pelouro financeiro, os fundos comunitários e o desenvolvimento económico.
Já a vice-presidente, Adelina Paula Pinto, tem sob a sua alçada a educação, a saúde, a habitação e a nova candidatura a Capital Verde Europeia, depois de apresentada uma primeira, para 2020.
Paula Oliveira tem os pelouros da ação social e da justiça, enquanto Sofia Ferreira vai ter a seu cargo os espaços verdes, a mobilidade e os transportes, o património e a proteção civil.
Os quatro vereadores eleitos pela coligação Juntos por Guimarães (PSD/CDS-PP), Bruno Fernandes, Ricardo Araújo, Vânia Dias da Silva e Hugo Ribeiro, não têm qualquer competência atribuída.
Nas autárquicas de 26 de setembro, o PS alcançou a nona maioria absoluta consecutiva em Guimarães, com uma votação de 48,06% que lhe permitiu elevar a representação no executivo municipal de seis para sete vereadores.