Seguir o O MINHO

Barcelos

Dois jovens feridos após colisão entre trotineta elétrica e automóvel em Barcelos

Acidente

em

Foto: O MINHO / Arquivo

Um rapaz e uma rapariga sofreram ferimentos ligeiros na sequência de uma colisão entre uma trotineta elétrica e um carro, quinta-feira, na cidade de Barcelos.

Ao que O MINHO apurou, o acidente deu-se na Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, perto da igreja de Santo António.

Desconhecem-se as circunstâncias do sinistro, sendo que os dois jovens feridos – cuja idade não foi possível apurar, mas serão adolescentes – seguiriam na trotineta.

O rapaz e a rapariga foram transportados para o Hospital de Braga com ferimentos ligeiros.

O alerta para o acidente foi dado às 14:28.

Os Bombeiros de Barcelos prestaram socorro com cinco operacionais apoiados por duas ambulâncias.

Trotinetas ‘invadiram’ Barcelos há um mês

As trotinetas elétricas, da marca Bolt, que também está presente em Braga, ‘invadiram’ a cidade de Barcelos há cerca de um mês, tendo sido inauguradas no âmbito da Semana da Mobilidade.

Desde então, o entusiasmo com a novidade tem sido muito grande, vendo-se gente amiúde nas ruas a utilizar este meio de transporte, que é acionado através de uma aplicação para ‘smartphone’.

Contudo, também se têm, desde logo, verificado infrações ao código da estrada, nomeadamente, sobretudo andar no passeio, mas também com mais do que uma pessoa na trotineta.

Nas redes sociais estão a ser partilhadas as regras de utilização das trotinetas elétricas. Foto: DR

Ora, o artigo 112.º do Código da Estrada define que as trotinetes elétricas estão sujeitas às mesmas regras que os velocípedes.

E o que isto significa? Entre outras regras, não pode ultrapassar os 25 km/hora; não pode circular em passeios, apenas em ruas e ciclovias; o utilizador não pode usar o telemóvel ou auriculares durante a condução; não pode levantar a roda da frente ou de trás no arranque ou em circulação; não pode conduzir com as mãos fora do guiador; e não pode conduzir sob o efeito de álcool.

Aliás, como O MINHO noticiou há cerca de seis meses, um jovem foi detido por conduzir uma trotineta elétrica em Braga com uma taxa de alcoolemia de 1,5 g/l.

Populares