Distrito de Braga tem 85 “empresas gazelas”

Existem 1.203 “empresas gazelas” em Portugal, 85 das quais no distrito de Braga. Este tipo de empresa, assim designada, cria mais de 10 empregos nos primeiros cinco anos de atividade, representando um “elevado crescimento económico” para os padrões nacionais.

Os dados são de um estudo do Insight View, que não pormenoriza nomes, mas aponta que 7% dessas empresas estão no distrito de Braga, considerado o terceiro no país com mais “gazelas”, depois de Lisboa (28%) e Porto (20%). Faro também surge com 7%, igualando o distrito do Minho no terceiro lugar nacional.

Segundo o estudo, a construção e a promoção imobiliária lideram no crescimento rápido, representando um quarto (25%) das empresas consideradas “gazelas”. Segue-se hotelaria e restauração (17,5%). A indústria ocupa o terceiro posto, com 14,9%. Ou seja, cerca de 60% das “empresas gazelas” estão nestes três setores.

Ainda de acordo com o Insight View, apesar da enorme concentração naquelas três áreas, este tipo de empresas encontra-se em 253 atividades diferentes, todas assinaladas pelo CAE. Agricultura (3%), informática (3%) e limpeza em edifícios (2,4%) são outras das empresas que atingem rapidamente o crescimento no número de funcionários em menos de cinco anos.

As “empresas gazela” são também consideradas “empresas jovens que, num curto espaço de tempo, apresentam um crescimento acelerado no emprego e no volume de negócios”.

 
Total
0
Shares
Artigos Relacionados