Seguir o O MINHO

País

Dia de Portugal com direito a eclipse solar entre as 09:48 e as 11:21

Astronomia

em

Foto: Ilustrativa / DR

Esta quinta-feira, 10 de junho, Dia de Portugal, Camões e das Comunidades Portuguesas, há um eclipse solar que poderá ser visto – ainda que parcialmente – no país. E o melhor local para ser observado, no continente, é em Valença. Quem o diz é o astrónomo Ricardo Cardoso Reis, que considera este “o mais importante evento astronómico do ano, visível de Portugal”.

O astrónomo explica, neste artigo, que o eclipse será observado apenas como parcial, com a porção da nossa estrela a ser tapada pela Lua a ser tanto maior, quando mais para o Norte e para o litoral estiverem.

De acordo com o Observatório Astronómico de Lisboa (OAL), o seu início ocorre cerca das 09:48, passando pelo máximo próximo das 10:32 até ao término perto das 11:21. A duração total do eclipse é da ordem dos 90 minutos.

Fonte: OAL

Ricardo Cardoso Reis apela a que “nunca olhem diretamente para o Sol”.

“A queimadura provocada pela intensa radiação solar não causa dor, mas a cegueira que provoca é permanente. Óculos escuros, radiografias, a maioria dos vidros de soldador, entre outros filtros caseiros não oferecem proteção suficiente aos olhos. Se quiserem observar o eclipse tentem junto de centros de ciência da vossa área que possam promover a observação, ou comprem filtros solares em lojas especializadas de astronomia”, salienta.

O OAL salienta que a alteração da luminosidade não é perceptível, e que o eclipse parcial será facilmente notado ao olhar para o Sol com óculos de segurança.

Populares