Dezenas de peixes mortos no rio Este em Braga (e a culpa pode ser da lavagem de piscinas)

Foto: Carlos António Silva

Dezenas de peixes apareceram mortos, domingo, no rio Este, em Braga. A Proteção Civil recolheu amostras que serão agora analisadas. A água estava incolor, pelo que se suspeita que poderá ter sido o resultado da lavagem de uma piscina particular com cloro.

“Tivemos conhecimento da situação. A Proteção Civil foi ao local e a água estava completamente incolor. Não havia coloração. Foram retiradas amostras e enviadas para um laboratório. Vamos aguardar pelas análises”, esclareceu a O MINHO o vereador do Ambiente, Altino Bessa.

O vereador explica que, nestes casos, em que a água está incolor, uma das hipóteses prováveis é a descarga de cloro, na sequência da lavagem de alguma piscina particular na envolvente do rio Este.

Certo é que não será das piscinas municipais, uma vez que a situação foi detetada a montante das piscinas da Rodovia, salienta Altino Bessa, acrescentando que será muito difícil apurar a origem da descarga.

“Há 100 mil pessoas a viver na zona envolvente do rio Este, há dezenas ou centenas de piscinas particulares”, nota o vereador, salientando que a forma de impedir que estas situações aconteçam é a “consciencialização” das pessoas.

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

Francisca Jorge alcança melhor posição da carreira no ranking mundial

Próximo Artigo

Jovem atropelado mortalmente em Braga será sepultado terça-feira

Artigos Relacionados
x