Connect with us

Desportistas de montanha limpam acessos florestais em Viana durante todo o ano

Alto Minho

Desportistas de montanha limpam acessos florestais em Viana durante todo o ano

A “paixão” pelo desporto de montanha leva, durante todo o ano, os entusiastas de duas associações de Alvarães, Viana do Castelo, a garantir a limpeza de caminhos florestais que utilizam para a prática daquela atividade desportiva.

“A manutenção e limpeza da beira rio, dos montes e vales enriquece o nosso património. Estas associações desportivas têm feito um trabalho muito importante, porque hoje em dia ninguém limpa os montes, sendo este um grande contributo popular”, destacou hoje o presidente da Junta de Freguesia de Alvarães, Fernando Martins.

Desta forma, sustentou o autarca, além da prática desportiva, “os amantes” de Todo o Terreno (TT), nas categorias de motos e bicicletas, “contribuem voluntariamente para a manutenção dos acessos muitas vezes utilizados pelas corporações de bombeiros durante a época crítica de fogos florestais”.

Todos os anos, as duas associações locais procuram novos trilhos “para dar a conhecer diferentes paisagens da região”, contribuindo “para manter limpas zonas do monte normalmente inacessíveis”.

“Temos gozo em andar por caminhos desconhecidos e para isso vamos limpando essas áreas, para podermos praticar o BTT e, ao mesmo tempo, fazermos um trabalho importante no monte, no que respeita à prevenção de fogos, abrindo acessos que facilitam o trabalho dos bombeiros”, explicou um dos elementos da Associação Desportiva de BTT – Os Reumáticos (ADBR), Rui Soares.

Já este fim de semana, aquela freguesia na margem esquerda o rio Lima, vai acolher mais de meio milhar de praticantes de Todo o Terreno, nas categorias de motos e bicicletas, provenientes de vários pontos do país, assim como de Espanha e França.

No sábado, terá lugar o passeio TT motorizado “Rota do Barro”, organizado por um grupo de amigos de Alvarães e da freguesia de Forjães, no concelho vizinho de Esposende e, no domingo, a prova de BTT, designada de “Trilho dos Andores Floridos 2015”, organizado pela ADBR.

Mais em Alto Minho

Bitnami