Despiste onde mais neva em Melgaço faz cinco feridos. Carro deslizou

Neve em Castro Laboreiro na tarde desta sexta-feira. Foto: CM Melgaço

Quatro homens e uma mulher sofreram ferimentos depois de o carro em que seguiam ter-se despistado, esta noite de sexta-feira, em Castro Laboreiro, Melgaço, disse a O MINHO fonte dos bombeiros.

O acidente aconteceu na Estrada Nacional 202, na zona da Portelinha, uma das mais altas do concelho e onde mais tem nevado no último dia, levando a que o troço fique ‘congelado’ rapidamente.

Fonte da GNR indicou a O MINHO que a viatura seguia na estrada quando terá ‘apanhado’ gelo, acabando por deslizar até se despistar.

Segundo o IPMA, pelas 22:00 cai neve na Portelinha e a temperatura desceu aos -2.º negativos.

Prestaram socorro os Bombeiros de Melgaço com três ambulâncias.

As vítimas foram transportadas para o Hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo, com ferimentos considerados ligeiros.

O alerta foi dado às 19:28.

Uma patrulha do Comando Territorial de Viana do Castelo registou a ocorrência e controlou o trânsito na via.

Como O MINHO noticiou ontem, o comandante Filipe Guimarães, dos Bombeiros de Arcos de Aldevez, deixou-nos alguns conselhos caso queira ir visitar as zonas de neve.

Viagem de automóvel

O primeiro passo para ir visitar as terras altas do Minho é preparar o automóvel. Para isso, recomenda o comandante, antes de iniciar viagem é preciso fazer a revisão do nível de combustível, luzes e travões, colocar um líquido anticongelante no radiador e utilizar correntes para a neve, se for caso disso.

É também altamente recomendado “informar a alguém qual o percurso que vai seguir” e “levar um estojo de primeiros socorros, agasalhos, alimentos, um pano colorido e telemóvel”.

Em viagem nas zonas onde ocorre geada e neve, aconselha o comandante, é importante “conduzir a velocidade reduzida” e “ter especial cuidado com as zonas mais sombrias da estrada, pois é onde se forma mais gelo”.

Se ficar imobilizado na neve

Algo que acontece com frequência é a viatura ficar imobilizada no gelo ou na neve. Se isso acontecer, explica o responsável, deve-se “ligar 112 e chamar a atenção, se necessário, como colocar um pano (ou algo colorido) na antena ou preso na janela, isto caso ocorra mesmo algum nevão.

Certo é que deve permanecer dentro do veículo onde estará mais protegido do frio e da chuva/neve. No interior, deve abrir a fresta de uma janela oposta ao vento e de hora a hora ligar o aquecimento cerca de 10 minutos.

É importante manter o tubo de escape limpo de neve e também movimentar-se, mexer as pernas, braços e dedos, para ativar a circulação sanguínea, para além de evitar adormecer enquanto aguarda socorro (ou melhoria das condições).

Evite quedas e use várias camadas de roupa

Chegado às montanhas e depois das brincadeiras com a neve, deve evitar manter-se ao frio durante muito tempo. O comandante recorda “que as diferenças de temperatura entre a rua e os interiores muito aquecidos desidratam a pele, o que pode causar lesões dolorosas nos lábios, rosto e mãos, manter a pele hidratada”.

Para evitar quedas, evite primeiro “caminhar sobre gelo ou neve e use várias camadas de roupa, em vez de uma única peça muito quente, evitando as que fazem transpirar e as muito justas”.

Deve “proteger a boca e o nariz para impedir a entrada de ar muito frio nos pulmões e, se necessário, usar luvas, chapéu e cachecol e optar por calçado apropriado”, para além de manter-se seco, pois o “corpo arrefece mais rapidamente se estiver molhado ou exposto ao vento”.

“Não exercer atividades físicas violentas (como tentar desempanar o carro ou limpar neve). O organismo já está em esforço para manter a temperatura corporal”, explica o comandante.

Habitações 

Caso decida passar uns dias em alguma alojamento turístico junto à neve, o comandante deixa ainda as seguintes recomendações, aplicáveis a todas as casas da região.

É aconselhada fazer uma reserva, para dois ou três dias, de água potável, alimentos ricos em calorias (chocolate, frutos secos, etc.), comida enlatada ou embalada (que não necessite de confeção ou refrigeração) e combustível de uso doméstico (ex.: botija de gás ou lenha).

sto acontece porque pode cair um nevão que corte todos os acesso e possa demorar várias horas para que volte a se poder circular nas estradas de montanha.

Deverão ainda, de acordo com as recomendações dos Bombeiros de Arcos de Valdevez, “preparar estojo de emergência com rádio e lanterna a pilhas, pilhas de reserva, material de primeiros socorros e medicamentos essenciais”, “verificar dos equipamentos utilizados para aquecimento, se estes estão em condições de ser usados e o estado de limpeza da chaminé da lareira” e “calafetar portas e janelas para evitar a entrada de ar frio e saída de calor acumulado.

É também importante manter-se informado sobre as previsões meteorológicas.

Durante a época de frio, salienta, “deve manter a temperatura de casa entre os 18ºC e os 21ºC. Se existir utilização de lareiras, braseiras, salamandras ou equipamentos de aquecimento a gás mantenha a correta ventilação das divisões de forma a evitar a acumulação de gases nocivos à saúde, evitando acidentes por monóxido carbono que podem causar intoxicação ou morte”.

É ainda recomendada máxima atenção aos avisos dos bombeiros, da Proteção Civil Municipal, das autoridades de Saúde, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera e da Proteção Civil nacional.

Não deve utilizar fogão a gás, forno ou fogareiro a carvão para aquecer a casa, nem equipamentos de aquecimento exterior em espaços interiores e deve evitar dormir ou descansar muito perto de uma fonte de calor.

Importante apagar ou desligar equipamentos de aquecimento, antes de dormir ou sair de casa, de forma a evitar incêndios ou intoxicações, promover uma boa circulação de ar, não fechando completamente as divisões da casa e manter sobre vigilância a utilização de botijas de água quente, para evitar o risco de queimadura.

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

Arco-íris à volta da lua numa noite de neve? É um halo, é raro e foi visto no Minho

Próximo Artigo

Cai granizo com intensidade em Famalicão

Artigos Relacionados
x