Arco-íris à volta da lua numa noite de neve? É um halo, é raro e foi visto no Minho

Foto: Sérgio Rodrigues

Um halo lunar foi visível na região do Minho na noite desta sexta-feira e ficou registado em fotografia a partir de Barcelos. A imagem cedida a O MINHO mostra um anel semelhante a um arco-íris, em volta da lua, uma fenómeno atmosférico raro, ainda mais numa noite em que neva acima dos 800 metros em vários pontos da região.

A fotografia foi captada na freguesia de Martim, cerca das 21:15 por Sérgio Rodrigues, fotógrafo de eventos desportivos e também de natureza, natural de Louro, Famalicão, mas residente em Barcelos há vários anos. Pode conhecer mais trabalhos do Sérgio aqui.

Foto: Sérgio Rodrigues

E como ocorre o halo, neste caso lunar (também os há solares)? O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) explica que se trata de “um fenómeno ótico com forma de anel ou em arco, provocado pela refração da luz, por cristais de gelo em suspensão na atmosfera”.

Foto: sérgio Rodrigues

“Constituído por um anel luminoso centrado no Sol ou na Lua é causado pela presença de nuvens do tipo Cirrostratus e é devido ao ângulo de incidência da radiação solar ou a luz da Lua com a camada de cirrostratus. Há ângulos de incidência que não provocam o fenómeno”, acrescenta, sendo que os “halos mais comuns formam-se com um ângulo de 22º”.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados