Seguir o O MINHO

Alto Minho

Desenho de artista limiana na t-shirt do Fã Pack Fnac Paredes de Coura

em

fa pack fnac

Rita Sá Lima foi a artista plástica convidada para desenhar a t-shirt que integra o Fã Pack Fnac Vodafone Paredes de Coura.

A oportunidade surgiu quando a jovem conheceu João Carvalho, diretor da Ritmos, empresa que organiza o festival, depois de ter enviado uma sugestão à organização sobre o mesmo evento.

“Tive o prazer de conhecer o João Carvalho, diretor da Ritmos. Tudo isto aconteceu porque eu, no final do festival, lhe enviei uma sugestão à qual ele respondeu atenciosamente. Depois disso tive a sorte de o encontrar nas Feiras Novas por pura coincidência”, refere Rita Sá Lima, acrescentando que “posteriormente ele conheceu o meu trabalho, do qual gostou muito, e foi então aí que me desafiou a fazer um desenho para o fã pack, algo que me deixou muito feliz. Aceitei de imediato”.

Fã assídua deste festival, a jovem limiana, que irá marcar presença, pela sexta vez consecutiva, na Praia Fluvial do Tabuão, em Paredes de Coura, no próximo ano, considera que há algo neste festival que capta as pessoas que lá vão.

Há algo neste festival que capta e mantém a paixão de quem lá vai a primeira vez. Foi notável para mim a preocupação da organização para nos proporcionar estes momentos e é esta que faz a diferença! É o anfiteatro natural mais bonito e que proporciona tanto a nós, festivaleiros, como aos artistas momentos inesquecíveis. Significa também uma harmonia entre nós, a natureza e a música”, refere a artista plástica.

A jovem limiana confessa que ainda está a processar esta situação, retratando a mesma como uma oportunidade fantástica.

“É sem dúvida uma oportunidade fantástica para uma recém licenciada, oportunidade essa que vai dar bastante visibilidade ao meu trabalho, não poderia estar mais feliz”, sublinha.

fa pack fnac paredes de coura imagem camisola

Rita Sá Lima é licenciada em Artes Plásticas pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e encontra-se a frequentar o Mestrado em Pintura. Trabalha o desenho cego, aliado à pintura, “onde a cor e a gestualidade tomam o papel principal”.

O desenho cego, técnica que lhe foi incutida no secundário e captou, instantaneamente, o seu interesse, é uma vertente do desenho que serve, de acordo com a artista, para ajudar na aquisição de uma boa perceção da realidade.

“Desenhamos o movimento daquilo que observamos, sem nunca olhar para o papel, o que, consequentemente, nos faz ficar mais atentos àquilo que estamos a representar. Essa definição, só por si, já me fascina”, afirma.

Com 15 exposições coletivas, 2 exposições individuais e uma menção honrosa a preencher o seu promissor percurso artístico, Rita Sá Lima descreve o seu caminho, desde a primeira exposição até à atualidade, como um percurso de muitos altos e baixos, mas principalmente de muita aprendizagem, com convívios que a fizeram crescer muito, não só como artista, mas também como pessoa.

Esta jovem limiana recebeu uma menção honrosa, no dia 23 de maio, na Galeria de Arte do Casino Estoril. Descreve esta honra como uma motivação e valorização do trabalho já realizado, mas não como o ponto mais alto do seu percurso artístico.

“Sem dúvida um dos pontos mais altos. Mas não o ponto mais alto, esse seria o momento em que começas a receber um feedback positivo da parte das pessoas que te são mais próximas, que validam o teu trabalho e te fazem acreditar que estás realmente a fazer algo bom”.

rita sa lima

Um dos seus trabalhos é agora apresentado no Pack Fnac Vodafone Paredes de Coura. O pack, que inclui o passe geral para os dias 17, 18, 19 e 20 de agosto de 2016 e a t-shirt exclusiva desenhada pela artista, está disponível pelo preço de 75 euros e a venda é limitada ao stock existente.

Populares