Descobrir as gravuras rupestres de Ponte da Barca

Datadas do período da pré e proto-história
Foto: MEGALITICIA / Arquivo

O Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa, em colaboração com o arqueólogo António Martinho Baptista, vai realizar, no sábado, uma visita às Gravuras Rupestres da Bouça do Colado e ao Núcleo Museológico da Ermida, em Ponte da Barca.

Em comunicado, a instituição refere que esta iniciativa será realizada nas comemorações das Jornadas Europeias do Património de 2024.

Esta atividade tem como objetivo proporcionar uma “compreensão da história e as hipóteses interpretativas do conjunto das Gravuras Rupestres da Bouça do Colado”.

Estas gravuras, datadas do período da pré e proto-história, são um testemunho fascinante da “capacidade artística e simbólica das antigas comunidades que habitaram a região”.

No Núcleo Museológico da Ermida, um antigo abrigo florestal transformado em museu, os visitantes poderão conhecer a história e o património desta região, através de “artefactos arqueológicos significativos”, como a Estátua Menir e a Pedra dos Namorados.

A visita conta com o apoio do Município de Ponte da Barca e está limitada a um máximo de 15 participantes.

A participação é gratuita, mas é necessária inscrição prévia, que pode ser feita pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone 253 273 706.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados