Seguir o O MINHO

Alto Minho

Deputados do PSD do Alto Minho exigem conclusão de ligações transfronteiriças

Política

em

Foto: Divulgação / CM Cerveira

Os deputados do PSD eleitos pelo círculo de Viana do Castelo vão exigir ao Governo a conclusão de obras de ligação fronteiriça, reclamadas “há muito pela região”, pela “extrema importância para a competitividade do território”, foi hoje revelado.


Em comunicado enviado às redações, os deputados Jorge Mendes, Eduardo Teixeira e Emília Cerqueira apontam a beneficiação da estrada que liga o Itinerário Complementar 28 (IC28) à fronteira da Madalena, em Ourense, na Galiza, em Espanha, e a conclusão da Autoestrada 28 (A28) entre Vila Nova de Cerveira e a Autoestrada 3 (A3) em Valença, na fronteira com a cidade galega de Tui, como sendo de “extrema importância”.

Contactada pela Lusa, fonte do partido adiantou hoje que “os três deputados eleitos pela região vão aproveitar a discussão do Orçamento do Estado para 2021, na próxima semana, para exigir a conclusão daquelas vias”.

Na segunda-feira, os três deputados visitaram as vias em causa, nos concelhos de Valença, Arcos de Valdevez e Ponte da Barca, e hoje insistem com a sua “extrema importância para a mobilidade e para competitividade dos territórios e das empresas do Alto Minho”.

“Esta questão já tinha sido levada ao parlamento pelos deputados de forma a que ficasse como uma das conclusões do VIII Fórum Parlamentar Luso-Espanhol, realizado em setembro. Recentemente, na cimeira ibérica a questão não foi abordada, uma decisão dos governos socialistas de Lisboa e Madrid”, refere a nota.

Os deputados lembram que, recentemente, os presidentes das Câmaras de Arcos de Valdevez e Ponte da Barca, ambos do PSD, pediram ao Governo para incluir a ligação do IC28 à Madalena no Plano de Recuperação e Resiliência de Portugal “como obra prioritária”.

Reclamada “há mais de uma década” aquela via permitirá “alavancar as relações económicas e transfronteiriças e a atratividade dos municípios e da região”.

Também na segunda-feira, após uma reunião de trabalho com os três deputados do PSD, o autarca independente de Vila Nova de Cerveira sublinhou “a urgência do prolongamento da A28 até Valença, como forma de aliviar o tráfego, especialmente de veículos pesados de mercadorias que transitam na Estrada Nacional (EN) 13”.

A autoestrada A28 liga o Porto a Caminha, passando por Viana do Castelo.

O troço da A28 entre a capital do Alto Minho e a freguesia de Vilar de Mouros, no concelho de Caminha, foi inaugurado em 2005 pelo então primeiro-ministro José Sócrates.

Tem uma extensão de 25 quilómetros e custou cerca de 160 milhões de euros.

Para o presidente da Câmara de Valença, Manuel Lopes (PSD), citado na nota, a região “precisa de vias de comunicação que facilitem a mobilidade e o desenvolvimento económico da região”.

Anúncio

Alto Minho

Ponte de Lima ganha este domingo um novo padre

Religião

em

Foto: Notícias de Viana / Diocese de Viana

Ponte de Lima passa a contar, a partir deste domingo, com um novo pároco saído do concelho. Paulo Alves, de 25 anos, é natural de Correlhã e será ordenado neste domingo.

Depois do seminário, Paulo Alves fez o estágio pastoral em Perre e Outeiro, cumprindo como diácono na paróquia de Nossa Senhora da Fátima, isto tudo no arciprestado de Viana do Castelo. Em entrevista ao Notícias de Viana, jornal da diocese do Alto Minho, explica que a sua ordenação será “um momento de profunda responsabilidade”.

“Se, por um lado, me sinto inundado por uma grande alegria por se tratar do culminar de longos anos de formação e de preparação, por outro, tenho consciência da grandeza da missão para a qual sou chamado e serei enviado, especialmente, nesta época de profundas mutações na sociedade, em que urge da parte da Igreja, uma renovação das suas práticas pastorais”, disse o ainda diácono.

Explica que foi na infância quando começou a sentir vocação para a vida sacerdotal, através de dois momentos cruciais.

“O primeiro momento aconteceu por volta dos 14 anos, por meio de um familiar – a tia-bisavó Lurdes, irmã do padre Lourenço –, que afirmava acreditar que eu possuía vocação para a vida religiosa ou sacerdotal”, confessa.

“Posso dizer que ela foi a minha primeira diretora espiritual pois, nos nossos encontros, ela fez-me compreender como o Senhor nos vai interpelando a partir de pequenos sinais do quotidiano”, acrescentou.

“O segundo – e que foi aquele que me colocou definitivamente perante a interrogação – teve o seu lugar já aos 16 anos, quando, no entardecer de um sábado veranil, uma senhora que então desconhecia – a irmã Lurdes – me abordou no adro da igreja e questionou se já tinha “pensado em entrar no Seminário””, revela.

O padre Paulo Alves será ordenado sacerdote neste domingo, dia 08 de novembro, numa cerimónia que decorre na igreja da Correlhã, a partir das 15:30, que será presidida por D. Jorge Ortiga, arcebispo de Braga.

A missa será transmitida a partir da página de Facebook da diocese de Viana do Castelo.

Continuar a ler

Viana do Castelo

Um morto em naufrágio de veleiro ao largo de Viana do Castelo

Autoridade Marítima Nacional

em

Foto: DR

Quatro tripulantes franceses foram hoje resgatados, um deles sem vida, de um veleiro que naufragou ao largo de Viana do Castelo, anunciou a Autoridade Marítima Nacional.

De acordo a autoridade, o alerta foi dado cerca das 02:00 de hoje, de um veleiro com quatro tripulantes franceses, que se virou ao largo de Viana do Castelo.

Na operação de socorro foi possível resgatar três homens, com idades entre os 49 e os 67, tendo sido necessário fazer buscas para encontrar o quarto tripulante, de 63 anos, já sem vida.

Os três sobreviventes do naufrágio foram transportados para os Açores.

A operação foi dirigida pelo Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa e mobilizou dois navios mercantes, uma fragata, uma aeronave da Força Aérea e meios do Instituto de Socorros a Náufragos.

Continuar a ler

Viana do Castelo

Viana já ligou as luzes para o Natal

Natal

em

Foto: CM Viana do Castelo / Arménio Belo

Viana do Castelo já está iluminada para o Natal. O acender das luzes ocorreu ontem [sexta-feira] ao início da noite, iluminando as principais ruas e praças do centro histórico.

Foto: CM Viana do Castelo / Arménio Belo

Foto: CM Viana do Castelo / Arménio Belo

Foto: CM Viana do Castelo / Arménio Belo

Foto: CM Viana do Castelo / Arménio Belo

Foto: CM Viana do Castelo / Arménio Belo

Foto: CM Viana do Castelo / Arménio Belo

Foto: CM Viana do Castelo / Arménio Belo

Foto: CM Viana do Castelo / Arménio Belo

Foto: CM Viana do Castelo / Arménio Belo

Foto: CM Viana do Castelo / Arménio Belo

Foto: CM Viana do Castelo / Arménio Belo

Foto: CM Viana do Castelo / Arménio Belo

Em tempos de pandemia, a novidade deste ano passa pela divulgação de uma mensagem iluminada para que os cidadãos se protejam e fiquem em casa o máximo possível.

Continuar a ler

Populares